RCB/TuneIn
Sábado, 14 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CRUXIS NA COVILH?
? o nome do evento que a c?mara municipal da Covilh? (CMC) organiza no ?mbito das comemora??es da semana Pascal. ?Cruxis? come?ou este domingo, no Ourondo com a encena??o da Paix?o de Cristo, e prolonga-se at? ao pr?ximo dia 4 de Abril.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Mar de 2010

A iniciativa integra acções voltadas para a valorização e promoção das riquezas culturais do concelho da Covilhã, sendo proposto um vasto leque de eventos para celebrar a semana santa naquele concelho.

De acordo com a CMC, “Cruxis” tem como principais objectivos “dar a conhecer não só a riqueza patrimonial cultural local, mas também a história religiosa, que é inerente à realidade actual e às diferentes formas de manifestar sentimentos”.

Criar na população um sentimento valorativo da memória, identidade e singularidade, num processo de reencontro com as raízes, é outra das ideias que levaram a autarquia a desenvolver o projecto.

Depois de na freguesia do Ourondo ter sido recriada a Paixão de Cristo, a próxima iniciativa está marcada para o dia 26 de março, no museu de Arte e Cultura da Covilhã, com a exposição de crucifixos  do espólio da câmara municipal de Sousel e o ciclo de conferências Quaresmais, no centro cultural e social da Covilhã, subordinado ao tema “A verdade na caridade”.

No mesmo dia, decorre no Paul, freguesia do concelho da Covilhã, a procissão dos penitentes.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados