RCB/TuneIn
Terça, 19 Fev 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
NOVAS CENTRAIS DE BIOMASSA PODEM FALIR ANTES DE ABRIR
Rádio Cova da Beira
O alerta é deixado pelo presidente da Associação dos Produtores de Energia com Biomassa (APEB), que é também proprietário de três centrais de biomassa, em Viseu, Oliveira de Azeméis e Fundão.
Por Paula Brito em 09 de Feb de 2019

 Em causa está a subida, em menos de um ano, para o dobro, do preço da matéria-prima que alimenta as centrais de biomassa, “se o preço dos resíduos florestais chegar aos 49/50 euros, por tonelada, que é o valor pelo qual são vendidos à indústria de pasta de papel, porque tem um maior valor económico, eu fecho a central”, disse Carlos Alegria ao Jornal de Notícias (JN).

Entre as centrais que estão em projecto e as que arrancam em 2019, o presidente da APEB fala em 15 novas centrais de biomassa no país, num total de 110 MW licenciados, que equivalem a um investimento acima de 400 milhões de euros, assegura o empresário que equaciona ir buscar resíduos florestais a Espanha.

O JN confirmou junto do ministério do ambiente que até agora já foram aprovadas 11 centrais de biomassa “as que estão em laboração continuarão em funcionamento. As que estão previstas estrear serão inauguradas no prazo previsto.” O secretário de estado da energia, João Galamba, anunciou entretanto um travão a fundo na estratégia nacional para a biomassa, no que diz respeito aos 60 MW adicionais com tarifa subsidiada.

Recorde-se que o prazo previsto para a conclusão da central de biomassa do Fundão, é, segundo o promotor, o próximo mês de Março.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados