RCB/TuneIn
Terça, 23 Abr 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO: RISCO AMBIENTAL NO CABEÇO DO PIÃO.
Rádio Cova da Beira
Há vários anos que as entidades conhecem os perigos de uma derrocada de milhares de toneladas de areia e vários metais nas escombreiras existentes no Cabeço do Pião.
Por Paulo Pinheiro em 03 de Feb de 2019

Esta sexta-feira e sábado, a SIC emitiu uma reportagem sobre o risco ambiental que ali se encontra. O Ministério do Ambiente diz que os terrenos onde foram encontrados valores anormais de arsénio são da responsabilidade da CMF. A autarquia Câmara afirma que sozinha não consegue resolver o problema. Paulo Fernandes deixa um aviso: "Se nada for feito poderemos ter más notícias no futuro”. Correia de Sá, da BeiralTin, refere que só um sismo como o registado em 1755 pode colocar em causa a estabilidade do "monte". Há sete anos que o Instituto Superior Técnico referia este perigo e em 2015, a Lusa noticiou uma tese de doutoramento da Universidade de Coimbra que identificou um ph ácido e níveis de metais pesados acima do valo máximo recomendado.

 

Oiça aqui as declarações à SIC do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, do Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, e do membro da direcção da empresa concessionárias as exploração das Minas da Panasqueira, Correia de Sá

 https://audiomack.com/song/cova-da-beira/7…

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados