RCB/TuneIn
Domingo, 08 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MINISTÉRIO PÚBLICO VAI INVESTIGAR ALEGADAS RESPONSABILIDADES DE RUI ESTEVES
Rádio Cova da Beira
O ministro da administração interna, Eduardo Cabrita, remeteu para o ministério público o inquérito da inspecção geral da administração interna sobre o incêndio florestal que deflagrou em Julho de 2017 no concelho de Mação para apuramento de responsabilidades.
Por Nuno Miguel em 31 de Jan de 2019
A IGAI concluiu que Rui Esteves, na altura comandante nacional da autoridade nacional de protecção civil, não nomeou o comandante distrital para comandar o incêndio, o que potenciou “anomalias nas linhas de comando da operação”. Neste documento, a que a agência lusa teve acesso, também se conclui que Rui Esteves, “sem assumir o comando das operações, como podia fazer, substitui-se ao comando de operações e socorro, deu ordens directas de desmobilização e mobilização de meios de reforço, dando origem a uma redução desproporcional de meios presentes no distrito de Santarém”.
A inspecção geral considera haver “matéria justificativa de instauração de processo disciplinar” relativamente a Rui Esteves, mas tal não pode ocorrer por este ter cessado funções na autoridade nacional de protecção civil em Setembro de 2017 e não deter actualmente qualquer vínculo público. No entanto, o ministro da administração interna determinou que deve ser dado conhecimento das conclusões e das propostas deste relatório à comunidade intermunicipal da Beira Baixa, onde Rui Esteves actualmente exerce funções.
O documento foi também remetido à autoridade nacional de protecção civil para que as conclusões sejam consideradas na reforma orgânica em curso, designadamente ao nível da coordenação regional e supramunicipal das intervenções. O inquérito foi feito depois de a câmara municipal de Mação ter formalizado uma participação à inspecção geral da administração interna contra a autoridade nacional de protecção civil para apuramento de responsabilidades.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados