RCB/TuneIn
Domingo, 17 Fev 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CORTES DO MEIO CELEBRA ANIVERSÁRIO DA FREGUESIA
Rádio Cova da Beira
A concretização do projecto da “Rota da Broa” é o presente que a freguesia de Cortes do Meio mais gostaria de desembrulhar ao comemorar 160 anos com esse estatuto. A efeméride foi assinalada este domingo, com a realização de um almoço onde marcaram presença várias centenas de pessoas.
Por Nuno Miguel em 29 de Jan de 2019
Em declarações à RCB, o actual presidente da autarquia refere que o projecto já está em curso e espera receber em breve boas notícias a esse propósito “apresentámos uma candidatura ao PDR 20 20 com o objectivo de refuncionalizar todo o forno que é onde a broa é feita e depois a rota vai fazer a ligação a dois antigos moinhos sendo que um deles vai ser reestruturado por completo e será colocado a funcionar tal como acontecia nos tempos mais ancestrais. As pessoas vão poder ver como era feita a moagem do milho, como era feita a farinha e como é que ela depois se transforma na famosa broa de Cortes do Meio que é, sem dúvidas, um dos principais «ex libris» da nossa freguesia”.  
De acordo com Jorge Viegas “estamos a falar de um investimento na ordem dos 160 mil euros com financiamento a 50 por cento, o que representa um investimento avultado para uma freguesia rural como a nossa. Mas temos a certeza de que, com alguma engenharia financeira, vamos conseguir fazer face aos outros 50 por cento. Durante este ano contamos iniciar uma série de obras e estou certo que em 2020 vamos ter este projecto já em marcha”.  
Em dia de aniversário, Jorge Viegas não perdeu ainda a oportunidade para recordar outra das obras prioritárias para a freguesia em 2019; a ampliação do cemitério da aldeia “é uma situação muito sensível para a comunidade da freguesia de Cortes do Meio. Já falámos com a câmara municipal e o presidente também se mostrou sensível para ajudar a resolver este problema e estou em crer que durante este ano vamos conseguir chegar a um entendimento para poder avançar com essa obra”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados