RCB/TuneIn
Quinta, 25 Abr 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
NOVO PROJECTO ARTÍSTICO DA ASTA
Rádio Cova da Beira
“Tecer-Entretecer-Destecer”, é o novo projecto artístico da ASTA em torno do universo têxtil da Covilhã e da região e pretende ser uma espécie de revisitação contemporânea, “que nos permitirá outras leituras do passado da Covilhã e nos ajudará a compreender melhor o presente, abrindo portas para o futuro”, refere a companhia.
Por Paulo Pinheiro em 28 de Jan de 2019

Outras da categoria:

“De momento guia-nos a surpreendente obra de Ferreira de Castro, A lã e a neve, que nos servirá de guia nesta incursão ao passado têxtil da Covilhã e da região”, explica a Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA), que acrescenta que o projecto está a ser criado em residência artística, e tem como coordenador Miguel Pereira, “um dos mais conceituados coreógrafos nacionais, e um dos expoentes máximos da nova dança portuguesa”.

 

Na primeira fase, o trabalho decorre na Covilhã com viagens pela serra da Estrela e aldeias adjacentes. Vão ser visitadas fábricas abandonadas e outras em funcionamento, museus, paisagens e rotas de transumância. “Procuraremos o discurso direto com antigos e actuais operários fabris, com actuais e antigos pastores”, lê-se no comunicado.

O projecto termina Famalicão da Serra para a primeira mostra pública do objeto artístico da companhia, no dia em que a ASTA assinala 19 anos (4 de Maio), partindo depois para uma digressão nacional e internacional que incluirá as cidades com o Porto, Beja, Évora, Vila Franca de Xira, Guarda, Covilhã, Idanha-a-Nova e Gouveia, onde o projeto estreará a 11 de Maio. Estão também já agendados espectáculos para Santander e Burgos, em Espanha.

 

“Trata-se de um imperativo, esta revisitação ao passado da Covilhã, onde iremos fazer leituras e releituras, tendo como ponto de partida arquivos e documentos históricos; testemunhos na primeira pessoa; estudos académicos em torno do tema e textos romanceados, que tocam a indústria têxtil”, conclui a ASTA.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados