RCB/TuneIn
Segunda, 26 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM ANÁLISE NO AEF
Rádio Cova da Beira
O investigador em algoritmos e inteligência artificial, Arlindo de Oliveira, desloca-se esta sexta-feira ao Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF).
Por Paulo Pinheiro em 25 de Jan de 2019

O professor catedrático e presidente do Instituto Superior Técnico de Lisboa aceitou o convite dos departamentos de informática e física do Agrupamento de Escolas do Fundão para falar aos alunos daquelas áreas de inteligência artificial.

 

"O programa começa com uma palestra para os alunos do 11º e 12º anos de prosseguimentos de estudos subordinado ao tema "Inteligência artificial" após a qual o professor Arlindo Oliveira fica a conhecer os projectos que os alunos d duas turmas de física estão a desenvolver na disciplina", explica Ana Madalena, uma das docente responsáveis pela organização do evento.

 

"Uma actividade importante para os alunos que comprovam que o facto de estudarem numa escola do interior lhes dá a mesma oportunidade dos colegas que aprendem no litoral de concorrer a projectos internacionais, que são feitos online, têm que prestar provas, apresentar vídeos do trabalho que fazem e em competições", refere Teresa Ramos, professora do departamento de física.

 

As duas turmas daquela disciplina (física) estão a trabalhar em sete projectos. Um dos exemplos "é um grupo está a fazer o desenho de um acampamento na lua, no ano em que se assinala meio século da chegada do homem àquele planeta. Têm que construir um acampamento em 3D e resolver todos os problemas com a água, alimentos, de protecção de tradição, entre outros", refere Teresa Ramos.

 

Outro caso, também da Agência Espacial Europeia, e que pode ser seleccionado para a final nacional, que se realiza em Maio, nos Açores, é o projecto dos alunos que estão a fazer um satélite que caiba dentro de uma lata de refrigerante. “O grupo foi escolhido pela primeira vez o ano passado e agora já apresentou candidatura e espera ser seleccionados”, afirma a docente”, afirma à RCB a docente.

 

Estes e outros projectos vão ser apresentados esta sexta-feira a Arlindo de Oliveira. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados