RCB/TuneIn
Domingo, 17 Fev 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
COESÃO DEVE COMEÇAR DENTRO DOS PRÓPRIOS PAÍSES
Rádio Cova da Beira
O vice presidente da faculdade de engenharia da universidade da Beira Interior considera que o critério da coesão, que sempre foi um dos grandes ideais do projecto europeu, não se pode ficar pela solidariedade entre países mas também deve ser seguido em todos os territórios nacionais.
Por Nuno Miguel em 23 de Jan de 2019
Nuno Garcia foi um dos convidados a marcar presença na convenção da região centro, organizada pelo PS em Castelo Branco, para dar o pontapé de saída à preparação das próximas eleições europeias e não esqueceu que essa falta de coesão territorial em Portugal é ainda bem visível em alguns domínios “do meu ponto de vista a coesão também se faz muito pela mobilidade. Nós estamos aqui a 100 quilómetros da Guarda e eu, da minha casa, estou a 100 quilómetros de Coimbra mas demoro duas horas para lá chegar. Isto não pode continuar assim. Nós não podemos pedir à Europa que fortaleça as suas acções de coesão para Portugal e depois nós, cá dentro, não reivindicarmos para nós próprios essa mesma coesão. E quando nós trabalharmos os nossos esforços de coesão nós vamos ter um país mais justo e mais forte. Não tenho nenhuma dúvida em relação a isso”.    
O docente da UBI destaca ainda o esforço que a instituição tem vindo a fazer ao nível da captação de alunos internacionais. Uma tarefa difícil, ainda para mais com a situação de subfinanciamento que a instituição tem enfrentado ao longo dos anos “o custo por aluno na UBI é inferior a praticamente a todos os custos por aluno nas outras universidades todas. E ainda assim nós conseguimos estar a subir nos «rankings» internacionais, com um aumento de produção intelectual e científica e fazemo-lo sem medo nenhum de qualquer outra universidade europeia. Os nossos investigadores quando vão lá fora ombreiam com qualquer investigador de qualquer outro sítio”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados