RCB/TuneIn
Sexta, 06 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CONCERTO RENASCER NA GULBENKIAN
Rádio Cova da Beira
Concerto “Renascer”, que Luís Cipriano compôs para o Fundão, no ano passado, vai ser apresentado no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian no próximo dia 26 de Janeiro. São 86 elementos, dos 8 aos 80 anos, que sobem a um dos maiores palcos de música clássica do país.
Por Paula Brito em 17 de Jan de 2019
 

 “A mim dá-me um prazer, como maestro e compositor dessa obra, ter crianças de oito anos naquele palco, onde as maiores estrelas mundiais da música clássica já estiveram, ter o Coro Misto da Beira Interior, ter o Grupo de Cantares da Fatela. É um reconhecimento pelo nosso trabalho, este convite é um elogio ao trabalho de toda a gente que participou nessa obra.”   

O concerto foi inspirado no renascer da Serra da Gardunha após os incêndios “a nível instrumental é utilizada a marimba e o vibrafone, e depois tudo o resto são instrumentos da lavoura, desde escadas da azeitona, cestos da cereja, cadeiras de palha daquelas que se utilizam para estar na lareira, ou seja, o naipe da percussão é tudo com utensílios típicos da Serra da Gardunha”.

O convite para apresentar o concerto no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian surgiu da própria fundação, depois de ter sido apresentado no Fundão no festival internacional de coros.

“Curiosamente alguém da Gulbenkian veio assistir ao concerto que nós fizemos durante o concurso de Coros aqui no Fundão, onde fizemos a reposição desta obra, e passado pouco tempo houve o convite para participarmos no Partis, mas todos os concertos do Partis são noutras salas, este á o único que vai ser no grande auditório”.

No próximo dia 26, no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, será a quarta vez que o concerto “Renascer” de Luís Cipriano é apresentado.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados