RCB/TuneIn
Terça, 19 Fev 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ARGEMELA: PROVIDÊNCIA CAUTELAR AVANÇA
Rádio Cova da Beira
O Grupo Pela Preservação da Argemela vai apresentar uma providência cautelar com o objectivo de não deixar avançar o processo dos dois pedidos de exploração na Serra da Argemela submetidos pela empresa (PANN – Consultores de Geociências, Lda.) à Direcção Geral de Energia e Geologia. O último foi enviado em Novembro de 2018, para uma área de 7,8 hectares, que não está sujeita a estudo de impacte ambiental.
Por Paulo Pinheiro em 16 de Jan de 2019

Segundo o Grupo, este segundo pedido, agora a título experimental, é feito para exploração de minerais de lítio, estanho, volfrâmio, entre outros, numa área de 7,8 hectares, que se inscreve no perímetro da área definida no primeiro pedido, e por um período de cinco anos.

O GPSA recorda que o primeiro pedido de exploração feito pela PANN, em Fevereiro de 2017, aguarda a conclusão do estudo de impacte ambiental e que ambos pretendem realizar explorações a céu aberto.

 

Ambos os pedidos foram analisados esta terça-feira no decorrer de uma reunião que elementos do Grupo de Preservação da Serra da Argemela mantiveram com o Secretário de Estado da Energia. Integraram ainda a delegação da Cova da Beira os presidentes das juntas de Silvares e Lavacolhos (Fundão) e da União de Freguesias de Barco e Coutada (Covilhã).  

 

Oiça o balanço da reunião com Joana Bento, membro do Grupo: https://audiomack.com/song/cova-da-beira/reuniao-argemela-5…

 

Ficou ainda o convite ao Secretário de Estado da Energia para estar presente na estreia da curta-metragem sobre a Argemela, de Tom Hamilton, que se realiza no próximo dia 27 de Janeiro de 2019 n´A Moagem, Fundão. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados