RCB/TuneIn
Segunda, 22 Abr 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TEATRO: CIRCUITO IBÉRICO REÚNE NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
As 12 companhias profissionais que integram o circuito ibérico de teatro continuam a aguardar pelo resultado de uma candidatura apresentada ao programa “Interreg”, tendo em vista intensificar a actividade de apresentação de espectáculos nos dois lados da fronteira.
Por Nuno Miguel em 16 de Jan de 2019
Criado há quatro anos, este circuito já permitiu a apresentação de 190 produções de grupos portugueses em Espanha e também de companhias espanholas em Portugal. Um trabalho que, até agora, tem sido suportado apenas com recurso a financiamento próprio pelo que o director do Teatro das Beiras, Fernando Sena, refere que a aprovação desta candidatura pode dar um impulso importante a uma maior projecção deste projecto “ao longo destas quatro anos já foram realizados 190 espectáculos em Portugal e Espanha e aquilo que nós pretendemos é que este projecto, que até aqui por parte das companhias portuguesas tem sido suportado apenas com verbas próprias, tenha apoio. Nesse sentido apresentámos uma candidatura ao projecto «Interreg», cujos resultados deviam ter sido conhecidos em Outubro mas já estamos em Janeiro e até agora ainda não sabemos nada desse projecto”.   
As sete companhias portuguesas e cinco espanholas que integram este circuito estiveram reunidas na Covilhã com o objectivo de definir o calendário de programação para 2019. De acordo com Luís Vicente, da companhia de teatro do Algarve, tem havido uma adesão cada vez maior do público espanhol ao trabalho apresentado pelos grupos portugueses “temos sentido essa maior receptividade por parte do público, sem dúvida nenhuma. Ainda hoje os colegas de Saragoça nos avançaram com um número interessante que quando este projecto começou apenas havia 10 alunos a frequentar aulas de Português na universidade daquela cidade. Hoje já são 31 alunos. E essa evolução vai-nos permitir evitar, por exemplo, a utilização de legendagem na próxima produção que vamos apresentar em Saragoça”.   
Em relação ao Teatro das Beiras estão já agendadas três deslocações a Espanha em 2019. Nas cidades de Oviedo e Cáceres a companhia vai apresentar a produção “Una Donna Sola”. Prevista está também uma deslocação a Saragoça, agendada para o próximo mês de Outubro, mas não está ainda definida qual a produção que vai ser apresentada nessa actuação.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados