RCB/TuneIn
Domingo, 17 Fev 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PIRES NUNES REGRESSA A PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
Serviu por três vezes a Primeira Companhia Disciplinar em Penamacor, na década de 60 do século passado. Esta terça-feira regressou à vila para apresentar o seu livro “Os portugueses na Grande Guerra – Os batalhões dos Beirões em África e França”.
Por Paulo Pinheiro em 15 de Jan de 2019

Pires Nunes, Tenente Coronel de Artilharia em situação de reforma, é natural de Castelo Branco, licenciado em história pela Universidade de Coimbra, ficou surpreso com a presença de um número tão significativo de jovens e adultos na sessão, que decorreu na sala polivalente da biblioteca municipal de Penamacor.

Trocou opiniões com alguns dos presentes e destacou sobretudo a sua ligação a Penamacor

“Eu apareci aqui nomeado, em 1963, e logo gostei das gentes que cá estavam. Fui-me adaptando, mas passar pela companhia disciplinar, na altura não era mau, a seguir ao 25 de Abril começou a ser um estigma para quem por aqui passou”, disse o ex-militar.

 

Pires Nunes deixou várias amizades na vila e poucos foram os problemas que se recorda com alguns cidadãos penamacorenses

 

“Tinha que dizer às pessoas que integrava o corpo diplomático porque era a única maneira de tirar essa marca da companhia disciplinar. Dei-me bem com toda a gente, mesmo com os corrécios e com os políticos. Quando alguma coisa corria mal ia tomar uma bica ao Café Seguro ou ao Café Gaspar e tudo ficava bem. Criei aqui muito amigos, mas muitos infelizmente já faleceram”,

 

Estudou a Primeira Grande Guerra na Beira e aprofundou a sua investigação em vários concelhos; Penamacor foi um deles. Tem publicados 26 livros, sete dos quais premiados.

 

A ocasião foi ainda aproveitada para a inauguração, também na biblioteca, de uma exposição “O Armistício da Primeira Grande Guerra”, da autoria da Liga dos Combatentes. A mostra ficar patente até ao próximo dia 28 do corrente mês.

 

c/ LS 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados