RCB/TuneIn
Sábado, 23 Mar 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PRÉ PROJECTO ESTÁ ELABORADO
Rádio Cova da Beira
O presidente da junta de freguesia da Boidobra espera que em 2019 as “Infraestruturas de Portugal” possam avançar com o projecto de requalificação da antiga casa do guarda da passagem de nível situada à entrada da freguesia, que abrange também a construção de uma passagem para peões.
Por Nuno Miguel em 14 de Jan de 2019
A directora de segurança da empresa esteve recentemente de visita ao local e, de acordo com Marco Gabriel, reconheceu a necessidade de ali intervir face às condições de perigo que são encontradas por quem, diariamente, tem de atravessar a linha “já foi feito um pré projecto pela câmara municipal para a requalificação do espaço da antiga casa do guarda, que actualmente não permite uma passagem dos peões pela linha de forma adequada e em segurança que vez que passam no meio da estrada municipal. Nesse sentido este projecto contempla uma passagem dedicada para peões junto à linha de caminho de ferro e a melhoria da via de atravessamento da passagem de nível uma vez que ela é muito utilizada”.  
Recorde-se que no passado chegou a existir um projecto para a supressão da passagem de nível, que não foi implementado devido a divergências entre o município da Covilhã e a Refer. Uma ideia que pode agora ser recuperada “esta foi a oportunidade certa para despoletar novamente o assunto da supressão da passagem de nível e o retomar de um antigo projecto, que já esteve em cima da mesa, mas na altura não houve um entendimento entre a câmara municipal e a Refer. Por parte do actual vereador das freguesias foi mostrado interesse em retomar esse projecto, tendo sido consensualizado que iriam ser encontradas alternativas e houve um compromisso por parte das «Infraestruturas de Portugal» de retomar essa ideia”.  
O autarca da Boidobra reconhece que esta é uma questão que há muito se arrasta no tempo mas para a qual importa encontrar uma solução até porque, com a conclusão das obras de electrificação da linha da Beira Baixa entre a Guarda e a Covilhã, é previsível que a circulação ferroviária naquele troço aumente de forma considerável.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados