RCB/TuneIn
Domingo, 17 Fev 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“TEM DE SE ASSUMIR UM COMPROMISSO RAPIDAMENTE”
Rádio Cova da Beira
O presidente da associação de municípios da Cova da Beira considera que o governo tem que tomar uma decisão breve que permita aos municípios ultrapassarem com o diferendo com as “Águas do Tejo” em relação às dívidas resultantes da prestação do serviço de abastecimento de água em alta.
Por Nuno Miguel em 13 de Jan de 2019
António Dias Rocha refere que “das reuniões que já mantivemos com o ministro, com o secretário de estado do ambiente e com os responsáveis das «águas de Portugal» é que eles estão receptivos em encontrar uma solução. Não se pode continuar assim e tem que se assumir um compromisso. Sabemos que não é possível pagar tudo de uma só vez, mesmo os grandes municípios não têm condições de o fazer. Espero que o bom senso impere e que haja condições de razoabilidade para nós podermos pagar as nossas dívidas”.   
Na grande maioria dos casos o pagamento das dívidas dos municípios deve ser feito com o recurso a uma linha de crédito, com os pagamentos a serem efectuados durante 25 anos. Mas para isso é necessário que a questão das taxas de juro seja muito bem analisada “a banca tem uma taxa de juro de 0,48 cêntimos de juros e o estado não pode praticar taxas de seis ou sete por cento. Isso é impraticável e não temos condições para o pagar. Sabemos que temos dificuldades em ir buscar dinheiro mas a banca até nos dá boas condições. Com as condições do estado não é possível suportar a despesa que vai aumentando e isso não é bom para o estado nem para nós”. 
O também presidente da câmara de Belmonte refere que, só no caso daquele município, a dívida reclamada pelo sistema multimunicipal é de cinco milhões e meio de euros, mas a autarquia também exige à empresa ser ressarcida de algumas verbas assim como concretize todo o plano de investimentos que foi definido para o concelho e que não foi integralmente cumprido. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados