RCB/TuneIn
Quarta, 26 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
EPABI: CENTRO QUALIFICA ENTREGA DIPLOMAS
Rádio Cova da Beira
A escola profissional de artes da Covilh√£ entregou diplomas a 56 formados que ao longo do √ļltimo ano frequentaram ac√ß√Ķes de certifica√ß√£o de compet√™ncias no centro ¬ďQualifica¬Ē que est√° a funcionar h√° cinco anos naquele estabelecimento de ensino.
Por Nuno Miguel em 12 de Jan de 2019
Uma aposta que, de acordo com a coordenadora do centro, vai ser intensificada ao longo deste ano. Cristina Varandas sublinha que, na sua maioria, estes diplomados viram agora certificados um conjunto de competências que adquiriram ao longo da vida “é extremamente importante certificar as pessoas porque elas são muito válidas, tem competências que foram adquirindo ao longo da vida com as suas experiências e que nós conseguimos certificar em termos escolares. Sabemos que estamos numa região que está a ficar cada vez mais desertificada, onde o nível de qualificações é geralmente muito baixo, e por isso é muito importante apostar cada vez mais na qualificação das pessoas, sobretudo de quem já adquiriu essas competências ao longo da vida”.    
A expectativa da direcção da escola é que em 2019 o número de pessoas certificadas possa ser maior, uma vez que actualmente já estão a frequentar o centro “Qualifica” mais 42 formandos. Nuno Marques, director pedagógico da EPABI, destaca ainda o facto de esta valência não estar circunscrita às instalações da escola, dando continuidade à aposta de realizar acções descentralizadas em várias freguesias do concelho “neste momento já temos em processo de formação mais 42 adultos, o que nos dá um grande ímpeto para avançar em 2019 como sendo um ano ganhador. E também para nos assumirmos como um agente de formação não só na música, não só para jovens de 12º ano, mas também para adultos. Algumas das aulas vão continuar a ser ministradas nas freguesias onde os formandos residem, são os formadores que ali se deslocam, e isso é uma maneira mais fácil para que as pessoas se possam qualificar”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados