RCB/TuneIn
Terça, 25 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MUSICALBI LANÇA PRIMEIRO CD DE ORIGINAIS
Rádio Cova da Beira
A Musicalbi vai apresentar o seu novo disco no próximo sábado, às 21h 30m, no Cine Teatro Avenida em Castelo Branco. “Solidão e xisto” é o oitavo trabalho, e o primeiro de originais, do grupo de música tradicional e folk de Castelo Branco que está a completar 35 anos.
Por Paula Brito em 10 de Jan de 2019

“É muito diferente dos restantes, não tanto pela sonoridade, mas porque é um CD de originais, mantivemos o nosso timbre, os nossos instrumentos, mas há aqui uma novidade que é a introdução da viola beiroa em quase todos os temas.” Explica, em entrevista ao programa “Porque hoje é domingo” da RCB, Carlos Salvado que acompanha o grupo desde a sua fundação, há 35 anos.

O novo trabalho de originais contou com a participação de alguns amigos, como é o caso do poeta albicastrense António Salvado, que emprestou um dos seus mais conhecidos poemas sobre a região “Beira Baixa” ao grupo e à voz da Filipa Melo, a vocalista do grupo.

António Pedro, autor de todos os temas musicais do novo álbum do grupo Musicalbi explica os objectivos de “Solidão e xisto”.

“A ideia era tentar fazer um álbum onde estivessem presentes todos os elementos da música tradicional, uma canção de romaria, uma canção de amor, de protesto, como é o caso do nome do álbum, o próprio poema esclarece isso.”

Dos 12 temas que fazem parte do novo álbum, António Pedro destaca a “Sra. do Castelo” como aquele que mais prazer lhe deu pela forma como vai ao encontro dos objectivos do trabalho do grupo.

“Deu-me prazer porque foi algo que foi feito em 2018, mas que podia ter sido feita noutra época mais antiga, e acho que a postura deste CD é precisamente esta, não é só em termos timbres, mas também uma certa continuidade do que é, por exemplo, os bombos de Lavacolhos, o fado tradicional aqui da zona, e de que forma é que esses timbres podem reflectir o que é a vida de hoje.”

“A senhora do castelo” é um dos temas que se vai ouvir no sábado à noite no lançamento do novo trabalho do grupo Musicalbi “Solidão e xisto”. O grupo espera casa cheia e esgotar os 700 lugares do cine teatro avenida no lançamento do seu 8.º trabalho, o primeiro de originais. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados