RCB/TuneIn
S√°bado, 23 Mar 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PESO: CENTRO SOCIAL QUER APOSTAR NO TURISMO S√ČNIOR
Rádio Cova da Beira
O centro social e comunit√°rio do Peso quer avan√ßar com a cria√ß√£o de uma nova val√™ncia na √°rea do turismo s√©nior. Trata-se de um investimento de 700 mil euros e que pretende criar na regi√£o uma oferta diferenciadora. O projecto j√° foi apresentado na √ļltima assembleia geral da institui√ß√£o e, de acordo com o presidente da direc√ß√£o, a sua implementa√ß√£o pode ser uma mais valia.
Por Nuno Miguel em 10 de Jan de 2019
“É um novo projecto na área do turismo sénior. É algo que não existe no distrito de Castelo Branco e mesmo no país se existirem dois ou três projectos deste tipo já é muito. É um novo conceito de vida com mobilidade e de envelhecimento activo que temos estado a desenvolver. Não será um lar mas sim um aparthotel, onde vamos ter dez apartamentos, e será um investimento na ordem dos 700 mil euros. Terá também uma vertente ligada à saúde, onde as pessoas que vierem passar férias connosco vão ter acompanhamento médico e de fisioterapia e uma rede de bem estar com jacuzzi, spa e piscinas aquecidas”.    
Rui Amaro acrescenta que este projecto pode também contribuir para uma melhor rentabilização das infraestruturas que o centro já tem a funcionar, como é o caso da residência sénior e do espaço de saúde, assim como diminuir a dependência de apoios financeiros por parte do estado “queremos dar uma outra viabilidade económica ao centro social, para não estar sempre a contar com a segurança social e as condições que dai existem. Pretendemos dar a pessoas com alguma capacidade financeira e que querem fazer férias na serra podem aqui ter um meio próprio e continuando a ter o acompanhamento médico de que dispõem na sua residência. Há casos em que um dos membros do casal está bastante activo mas em que o outro já depende de cuidados médicos e por isso não vão de férias por causa dessa condicionante. Aqui vão ter essa possibilidade”.    
Uma nova valência que se pretende implantar num terreno adquirido pelo centro há sensivelmente dois anos, junto à actual residência sénior, com o intuito de complementar a oferta que actualmente já é prestada às populações “o terreno foi comprado há sensivelmente dois anos, fica situado mesmo em frente à residência sénior, confinante com o pavilhão desportivo. É uma zona nobre do Peso e que também permite que os serviços que estão a ser utilizados no lar como cozinha, lavandaria e os serviços médicos que temos disponíveis no espaço de saúde podem ser rentabilizados e ser também utilizados pelas pessoas que estão do outro lado da rua. Para além de que também permitiria uma maior rentabilização das pessoas que temos a trabalhar connosco”.   
A instituição pretende agora apresentar uma candidatura a fundos comunitários para assegurar parte da comparticipação financeira. Antes disso o ante projecto já vai ser submetido à aprovação da câmara da Covilhã e da segurança social “o ante projecto está concluído e já foi aprovado na última assembleia geral do centro social. Vamos agora iniciar com os trâmites legais, que é a entrada do projecto na câmara municipal e também a todas as entidades que tem de fazer a sua aprovação para depois poder ser implementado no terreno. Vamos tentar, na parte dos fundos comunitários para o sector do turismo, encontrar apoio para concretizar esta obra porque o centro social até 2021 ainda se encontra a fazer a regularização da dívida que tem junto da banca pela construção da residência sénior e do espaço de saúde”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados