RCB/TuneIn
Quarta, 26 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“DOTAÇÃO DAS EQUIPAS ESTÁ ABAIXO DO NECESSÁRIO”
Rádio Cova da Beira
A comissão coordenadora distrital de Castelo Branco do Bloco de Esquerda vem, em comunicado, manifestar a sua preocupação com o reduzido número de enfermeiros e assistentes operacionais que exercem a sua actividade no centro hospitalar e universitário da Cova da Beira.
Por Nuno Miguel em 09 de Jan de 2019
De acordo com a distrital do Bloco de Esquerda “a dotação das equipas no centro hospitalar está abaixo do necessário para que a prestação de cuidados seja fiável e segura e leva a sérios e perigosos constrangimentos no seu funcionamento diário”.
O Bloco de Esquerda aponta como exemplos os serviços de gastroenterologia e cuidados paliativos “que funcionam apenas com um enfermeiro durante o período da noite, o que condiciona gravemente o trabalho desses profissionais”. Para além disso “os enfermeiros que têm de recorrer por diferentes motivos à baixa médica, não são substituídos. No centro hospitalar existe um número elevado de baixas, devido maioritariamente ao forte stress que estes profissionais sofrem, pois existe a necessidade de realizar um número muito grande de turnos extraordinários”. 
Nesta nota, o Bloco de Esquerda considera que o recente anúncio do governo em contratar mais 450 enfermeiros e 400 operacionais para o serviço nacional de saúde “é um número claramente insuficiente para satisfazer as necessidades permanentes de serviço nos hospitais” e refere que vai questionar o conselho de administração do CHUCB no sentido de “apurar quantos enfermeiros e assistentes operacionais vão ser admitidos neste processo que também servirá para reforçar o plano de contingência de inverno”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados