RCB/TuneIn
Sexta, 22 Mar 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TORTOSENDO: TERCEIRA IDADE CANTA JANEIRAS
Rádio Cova da Beira
O Centro de Conv√≠vio e Apoio √† Terceira Idade (CCATI) voltou a percorrer as principais √°reas da freguesia do Tortosendo com c√Ęnticos de boas festas. Ao longo de v√°rios dias, o grupo manteve uma tradi√ß√£o com cerca de 30 anos.
Por Paula Brito em 08 de Jan de 2019

É já uma tradição que o povo do Tortosendo espera anualmente e que tem vindo a ganhar força e adeptos. Este ano quiseram integrar o grupo de cantares das janeiras da Terceira Idade do Tortosendo, pessoas desde os seis aos 76 anos de idade. Através desta iniciativa cívica e cultural, a instituição leva as boas festas às casas e bairros da vila. As verbas arrecadadas com o cantar das janeiras são depois aplicadas no lar.

Um dos equipamentos que tinha vindo a ser referenciado era um gerador de energia para que a instituição e os seus utentes estejam servidos em situações de falha de fornecimento através da rede pública. Pelas suas necessidades, estas instituições devem ter uma solução alternativa ao normal fornecimento de energia e tendo em vista a precisão e o conforto dos utentes, os responsáveis pelo CCATI investiram mais de nove mil euros na aquisição e instalação de um gerador capaz de responder às necessidades.

Nas noites frias dos últimos dias de 2018 , um vasto grupo de pessoas voltou a dar voz à instituição de solidariedade social que funciona na vila. Membros responsáveis do lar, funcionárias e amigos desta instituição, percorreram as principais áreas da maior vila do concelho da Covilhã para apresentarem as boas festas. Este ano, a generosidade dos que contribuíram para esta causa rendeu cerca de mil euros que vão ser investidos, entre outras despesas, na amortização da compra do gerador que equipa agora as instalações do lar.

Mesmo com o frio próprio da época, o grupo de voluntários não demoveu nos quatro dias de cantorias o que diz bem da vontade de manter esta actividade. Desde o centro do Tortosendo, passando pelos bairros periféricos como o Casal da Serra, Cabeço e Pinhos Mansos foram percursos percorridos pelo grupo de cantares que apoia, desta forma, os idosos e utentes deste lar.

 

C/ MA 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados