RCB/TuneIn
Quinta, 27 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
BE QUESTIONA CONCESSÃO DA TURISTRELA
Rádio Cova da Beira
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vai avançar com uma iniciativa parlamentar sobre a concessão exclusiva do turismo na Serra da Estrela à Turistrela, acima dos 800 metros de altitude. Para o BE “é a hora de voltar a questionar a concessão da Turistrela na Serra da Estrela”, uma vez que “a empresa está continuamente a contornar e violar a lei de uma forma absolutamente descarada.”
Por Paula Brito em 02 de Jan de 2019

O BE considera importante abrir a concessão a outros investimentos “mais amigos do ambiente, da fauna e da flora da Serra da Estrela”.

Recordando que a Turistrela tem a concessão desde 1971, renovada em 1986, por sessenta anos, de uma área aproximada de cem mil hectares, acima da cota dos 800 metros de altitude, o BE enumera contínuos incumprimentos, na consequência deste monopólio, culminando com a mais recente polémica - o tapete rolante do Cântaro, construído em 2015, e que terá que ser retirado por indicação a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

“A última declaração de impacto ambiental arrasa a obra que, apesar de poder parecer ser semelhante ao anterior telesqui, ocupa uma superfície do solo muito maior. A declaração de impacto ambiental explica que o tapete rolante condiciona totalmente a vegetação nos mais de 300 metros de construção, bem como muitas centenas de metros quadrados à volta afetados pelas descidas dos esquiadores numa elevada pressão sobre a vegetação e inibição da sua regeneração natural.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados