RCB/TuneIn
Sexta, 22 Mar 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
NOVO PEDIDO DE EXPLORAÇÃO DA ARGEMELA
Rádio Cova da Beira
Pedido de exploração da Argemela, a título experimental, surpreende e preocupa o Grupo pela Preservação da Serra da Argemela (GPSA). O novo pedido foi submetido pela mesma empresa (PANN – Consultores de Geociências, Lda.) à Direcção Geral de Energia e Geologia, em Novembro último, para uma área inferior, que não está sujeita a estudo de impacte ambiental.
Por Paula Brito em 02 de Jan de 2019
 Segundo o Grupo, este segundo pedido, agora a título experimental, é feito para exploração de minerais de lítio, estanho, volfrâmio, entre outros, numa área de 7,8 hectares, que se inscreve no perímetro da área definida no primeiro pedido, e por um período de cinco anos.

O GPSA recorda que o primeiro pedido de exploração feito pela PANN, em Fevereiro de 2017, aguarda a conclusão do estudo de impacte ambiental e que ambos pretendem realizar explorações a céu aberto.

O Grupo de Preservação da Serra da Argemela receia que neste segundo pedido não sejam tidos em conta todos os factores, e garantem que tudo farão para que nenhum dos pedidos avance por representarem “um atentado contra as populações dos concelhos da Covilhã e Fundão, contra o rio Zêzere, contra a estrutura arqueológica do castro da Argemela (em vias de classificação), contra todas as valências da Serra da Argemela e da região nas quais o impacto negativo é constantemente sonegado.”


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados