RCB/TuneIn
Quarta, 19 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
CHUCB VAI CRIAR REDE DE CUIDADORES INFORMAIS
Rádio Cova da Beira
O centro hospitalar e universitário da Cova da Beira vai avançar, nos próximos seis meses, com a criação de uma rede de cuidadores informais. O anúncio foi feito por João Casteleiro na última reunião da assembleia municipal da Covilhã. Um projecto que para ser implementado está apenas a aguardar por publicação de legislação, por parte do governo, no sentido de definir os critérios de todas as pessoas que podem vir a integrar essa reunião.
Por Nuno Miguel em 26 de Dec de 2018

Outras da categoria:

“O centro hospitalar tem um projecto de hospitalização domiciliária para implementar nos próximos seis meses e que está apenas dependente da questão do pessoal. Estou a falar de médicos, enfermeiros mas também de uma figura muito importante que é o cuidador. Ele vai ser determinante para se saber se o doente fica internado no hospital ou se fica em hospitalização domiciliária. Sabemos que está para sair legislação sobre isso, nomeadamente sobre as patologias que podem beneficar dessa hospitalização e também sobre as pessoas que podem exercer essa actividade de cuidadores informais”.  
O tema foi colocado em cima da mesa na última reunião da assembleia municipal da Covilhã pela bancada do CDS/PP. Assunção Vaz Patto apresentou uma moção, que posteriormente foi transformada em recomendação ao executivo, no sentido de ser criada naquele concelho uma rede de cuidadores informais. João Casteleiro prometeu que o tema vai ser analisado numa das próximas reuniões daquele órgão, mas há passos que podem ser dados de imediato “há uma parte muito importante e que pode ser feita de imediato que é o levantamento e que se pode começar desde já. Com o envolvimento das juntas de freguesia, que conhecem melhor que ninguém a realidade das pessoas que residem em cada uma delas, podemos começar deste já esse trabalho para depois aqui ser trazida uma moção e onde já estejam contempladas as pessoas que podem entrar nessa plêiade de cuidadores em qualquer sítio”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados