RCB/TuneIn
Sábado, 23 Mar 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FRATERNIDADE COM PRIMEIRAS CHEFIAS REGIONAIS
Rádio Cova da Beira
Há mais de três décadas que existem núcleos da Fraternidade na região da Guarda. A Covilhã tem um dos mais antigos do País. Contudo, nunca se tinham registado os cinco núcleos obrigatórios na região para realizar a eleição dos corpos dirigentes.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Dec de 2018

Pela primeira vez na Região da Guarda, a Fraternidade Nuno Álvares – Escuteiros Adultos, elegeu os seus membros para a direcção. O primeiro presidente da mais nova estrutura nacional da FNA é Pedro Coelho, fraterno do Núcleo do Teixoso.

“Unir para Servir” é o lema desta equipa que tem a seu cargo a dinamização de um acampamento nacional a decorrer em 2021, mas essencialmente, a divulgação da Fraternidade junto das comunidades, a ligação ao Corpo Nacional de Escutas, o desenvolvimento de actividades de solidariedade social e de cariz cívico e ambiental, mas também, uma empreitada desafiante que passa pela criação de novos núcleos.

A primeira equipa eleita tem uma representatividade transversal por todos os núcleos, algo que não ocasional. O novo chefe regional quis dar um passo histórico e significativo ao constituir uma equipa com total presença de todos os núcleos existentes. Pedro Coelho espera agora trabalhar num projecto congregador de vontades, mas também dinamizador da FNA na região.

Com a criação dos núcleos do Tortosendo e da Guarda, todo o processo pode ser iniciado e cerca de um ano depois está encontrada a primeira direcção. Foi precisamente na vila do Tortosendo que decorreu a escolha dos que vão conduzir os destinos da FNA na diocese da Guarda durante os próximos três anos. Mais de 60 por cento dos fraternos votaram favoravelmente à lista encabeçada por Pedro Coelho, do núcleo do Teixoso, composta ainda por Alexandre Paulo Madeira, do núcleo do Tortosendo, Isabel Reis, do Núcleo da Guarda, Ana Rita Martins, do Núcleo do Fundão e Edgar Silva, do Núcleo da Covilhã.

Destas eleições saiu ainda os membros que compõem o Conselho Fiscal e Jurisdicional. Um organismo presidido por Paulo Serra, do Núcleo do Teixoso, com a presença de Eduardo Alves, do Núcleo do Tortosendo e Maria Fátima Gonçalves, do Núcleo do Fundão. A mesa do conselho, já anteriormente escolhida e empossada tem como presidente Olívio Fazenda, do Núcleo da Covilhã, João Camurça, do Núcleo da Guarda e João Castelo Branco, do Núcleo do Tortosendo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados