RCB/TuneIn
Sexta, 18 Jan 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PENAMACOR PREPARA-SE PARA ACENDER O MADEIRO
Rádio Cova da Beira
O "Penamacor Vila Madeiro" est√° na recta final mas ainda s√£o muitas raz√Ķes para visitar Penamacor at√© ao dia 25 de Dezembro. Domingo regista-se um dos pontos altos do programa, pelas 23:59h acende-se o Madeiro, j√° depositado no adro da igreja pela Malta de 98.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Dec de 2018

Antes, pelas 21:00, actua a Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e, pelas 22:00, tem lugar o Concerto Saint Dominic’s Gospel Choir, na Praça Vila Madeiro. O evento termina pelas 17:00 do dia 25 de Dezembro. Há, ainda, animação de rua, o Mercado de Natal e muitas outras razões para visitar Penamacor.

 

A Corrida Noturna Solidária Vila Madeiro regressa, no dia 23 de Dezembro, para a segunda edição. Depois de no ano passado a receita ter revertido a favor das vítimas dos incêndios, este ano, o valor das inscrições reverte integralmente para os Bombeiros Voluntários de Penamacor. As inscrições estão abertas, até ao dia 21 de dezembro nos escalões de juniores, seniores e veteranos 1 e 2, masculinos e femininos e podem ser efetuadas na Associação de Atletismo de Castelo Branco (272 341 753/“cbranco@fpatletismo.org”) ou na Associação Desportiva Penamacorense (ADEP) (“adep.penamacor@gmail.com”), tendo um custo de cinco madeiros. Já na tenda “Natal na Floresta”, situada no ex-quartel, estará patente uma exposição de trabalhos sobre este tema e estão programados workshops de gastronomia tradicional e sabores da floresta. No exterior desta tenda, está exposta a mostra“O Vila Madeiro”. Nesta estrutura, no dia 23, pelas 20:30, acontece uma sessão de life cooking, com o conhecido chef Valdir Lubave.

 

O Madeiro

 

 

Recorde-se o Penamacor Vila Madeiro ganhou fama de ser o maior do país. Todos os anos, com o aproximar do Natal, por todas as freguesias do concelho, os jovens em idade de cumprir o serviço militar unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus. O grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24, à exceção de Penamacor, que arde de 23 para 24, e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro.

Em Penamacor, a chegada do Madeiro tem data marcada e o ato assume foros de festividade. De facto, no dia 8 de Dezembro, a população acorre generosamente à rua para saudar o cortejo de tractores e reboques, em número que procura sempre bater o antecedente, onde os jovens do ano, dantes só os rapazes e agora também as raparigas, empoleirados nos troncos, atiram à rebatina os frutos do ramo de laranjeira que a praxe manda trazer, cantando acompanhados à concertina.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados