RCB/TuneIn
Quinta, 27 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
FUNDÃO: “PLANO DE INOVAÇÃO NÃO PODE SER O EUCALIPTO DO SÉCULO XXI”
Rádio Cova da Beira
É o alerta do vereador do PS na Câmara Municipal do Fundão. Os socialistas reconhecem “alguns méritos” na estratégia de inovação e das novas tecnologias desenvolvida pela maioria do PSD na autarquia, mas “não nos devemos deixar embriagar por resultados ou prémios pontuais”.
Por Paulo Pinheiro em 18 de Dec de 2018

Sérgio Mendes, que falava na última reunião pública do executivo, dia em que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ficou a conhecer o projecto da Incubadora de Base Regional da CMF, durante a visita aos projectos da Altran, no Fundão, não esconde que o caminho da inovação seguido pelo município tem dado alguns resultados, mas a forma como é legitimada essa estratégia assenta em pressupostos errados.

O autarca socialista socorreu-se de dados oficiais da Pordata de todos os municípios atravessados pela A23 referentes aos anos 2013-2017 que apontam para que o Fundão “a nível económico é dos únicos concelhos com saldo médio negativo na diferença entre exportações e importações”.  No que respeita à demografia “apresenta neste momento saldos migratórios negativos, sendo o único concelho com valores semelhantes aos registados em 2013, um dos piores da crise económica. Na empregabilidade, o Fundão é dos concelhos que apresenta uma menor descida percentual do número médio de desempregados inscritos no Centro de Emprego.

Quanto à área do desemprego/emprego, o presidente da câmara Municipal do Fundão remeteu o vereador para as recentes declarações do delegado regional do Centro do IEFP director do Centro que recentemente afirmou que desde Agosto do ano passado até Outubro de 2018, em proporção o Fundão foi o concelho onde o desemprego reduziu mais”.

 

Paulo Fernandes considera positivo o trabalho que o município está a efectuar na área das novas tecnologias e respondeu sobre a demografia “nas próximas gerações, 20 a 25 anos, e face ao índice de envelhecimento atingindo, os saldos naturais na região e no interior de Portugal vão ser profundamente negativos”.

 

OIÇA AQUI o vereador do PS, Sérgio Mendes, e o presidente da CMF: https://audiomack.com/song/cova-da-beira/audio-1…

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados