Sérgio Mendes, que falava na última reunião pública do executivo, dia em que o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ficou a conhecer o projecto da Incubadora de Base Regional da CMF, durante a visita aos projectos da Altran, no Fundão, não esconde que o caminho da inovação seguido pelo município tem dado alguns resultados, mas a forma como é legitimada essa estratégia assenta em pressupostos errados.
O autarca socialista socorreu-se de dados oficiais da Pordata de todos os municípios atravessados pela A23 referentes aos anos 2013-2017 que apontam para que o Fundão “a nível económico é dos únicos concelhos com saldo médio negativo na diferença entre exportações e importações”. No que respeita à demografia “apresenta neste momento saldos migratórios negativos, sendo o único concelho com valores semelhantes aos registados em 2013, um dos piores da crise económica. Na empregabilidade, o Fundão é dos concelhos que apresenta uma menor descida percentual do número médio de desempregados inscritos no Centro de Emprego.
Quanto à área do desemprego/emprego, o presidente da câmara Municipal do Fundão remeteu o vereador para as recentes declarações do delegado regional do Centro do IEFP director do Centro que recentemente afirmou que desde Agosto do ano passado até Outubro de 2018, em proporção o Fundão foi o concelho onde o desemprego reduziu mais”.
Paulo Fernandes considera positivo o trabalho que o município está a efectuar na área das novas tecnologias e respondeu sobre a demografia “nas próximas gerações, 20 a 25 anos, e face ao índice de envelhecimento atingindo, os saldos naturais na região e no interior de Portugal vão ser profundamente negativos”.
OIÇA AQUI o vereador do PS, Sérgio Mendes, e o presidente da CMF: https://audiomack.com/song/cova-da-beira/audio-1…