RCB/TuneIn
Quarta, 26 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PENAMACOR: ENCONTRO DE CANTARES AO MENINO
Rádio Cova da Beira
O Convento de Santo António, em Penamacor, recebeu a segunda edição do “Encontro de Cantares ao Menino”. Inserida no “Penamacor Vila Madeiro”, a iniciativa contou com a participação de grupos de várias regiões.
Por Paulo Pinheiro em 16 de Dec de 2018

O Rancho Folclórico "As Mondadeiras de Casa Branca" de Sousel, em representação do Alto Alentejo, os Cavaquinhos da Rebordosa, da Beira Litoral Serrana, o Rancho Típico de Vila Nova, também da Beira Litoral, e o anfitrião Grupo Modas Antigas, em representação de Penamacor e de toda a Beira-Baixa participaram na segunda edição de “Cantares ao Menino” ou também designados de “Cantares do Ciclo Natalício”, que decorreu este sábado naquela vila.

Sabe-se que para as comunidades do século XX os cantares eram importantes, pois era através dos cânticos que se expressavam a sua devoção à religião cristã. Este ciclo inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em Janeiro. São cânticos que estão associados a quatro momentos diferentes: a recolha do Madeiro; o acender do mesmo e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.

A iniciativa, que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, é organizada pela Associação Cultural Resumo Fonético, que tem no seu seio o Grupo de Recolhas Tradicionais Modas Antigas, em colaboração com a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Penamacor “pretendeu, assim, ser uma representação digna de Cantares ao Menino”, afirmam os promotores.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados