RCB/TuneIn
Sexta, 18 Jan 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN APROVA “VELEDA”
Rádio Cova da Beira
“VELEDA - Mulheres e Monoparentalidade” é um projecto artístico-social promovido pela Beira Serra e pela Quarta Parede na Cova da Beira que mereceu a aprovação da Fundação Calouste Gulbenkian.
Por Paulo Pinheiro em 11 de Dec de 2018

O projecto acontece no âmbito do PARTIS - Práticas Artísticas para Inclusão Social que apoia os melhores e mais inovadores projetos de integração social pela prática artística, seja nas áreas das artes visuais, performativas ou audiovisuais.

 

A terceira edição do PARTIS recebeu mais de 130 candidaturas das quais 15 viram aprovados os seus projectos. O VELEDA é o único desenvolvido no interior do país.

 

 

Promovido pela Beira Serra – Associação de Desenvolvimento, conta como parceiros, para além da Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã, com a Universidade da Beira Interior, o MDM - Movimento Democrático de Mulheres e os Municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão e dirige-se a mulheres sós, com filhos a cargo, em situação de vulnerabilidade socioeconómica “e pretende para além da sua valorização pessoal e colectiva, a sua implicação na mudança social”, referem os promotores.

Baseado numa metodologia que cruza o social, o artístico e a pesquisa científica, este projecto “permitirá debater ao nível local os constrangimentos, obstáculos e estigmas com que se confrontam as famílias monoparentais femininas e alertar os agentes locais e a comunidade para a necessidade de intervir de forma integrada e complementar e produzir e disseminar conhecimento científico”, explica a Beira Serra. 

 

De acordo com a Associação de Desenvolvimento, o projecto tem um orçamento global de 67.103,38€, dos quais 46.233,38€ serão financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian e decorrerá durante os próximos dois anos, com inicio em Janeiro de 2019, nos três municípios da Cova da Beira.

No primeiro ano serão desenvolvidos os Laboratórios de Pesquisa Social e Artística que estarão na base de um Espectáculo de Teatro-Documental com interpretação e co-criação das participantes do projecto, que será apresentado em 2020.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados