RCB/TuneIn
Terça, 20 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SERRA DA ESTRELA ESTÁ MAIS SEGURA
Rádio Cova da Beira
Plano Nacional Operacional da Serra da Estrela (PNOSE) garante segurança e tranquilidade a turistas e visitantes, durante a época alta que agora começa e se prolonga até Abril. Garantiu ontem à tarde o presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil na apresentação do dispositivo.
Por Paula Brito em 11 de Dec de 2018
 O Plano, apresentado ontem, no ponto mais alto da Estrela, conta com 49 operacionais, nos feriados e fins-de-semana, repartidos pela GNR (24 elementos, 10 dos quais especialistas em resgate de montanha), 13 bombeiros apoiados por quatro ambulâncias e um veículo de comando, 10 elementos da força especial de bombeiros, que estará em permanência, a que se junta uma ambulância e dois elementos do INEM, que é a novidade este ano. Nos dias úteis o dispositivo diminui para 26 operacionais.

O PNOSE conta ainda com os meios das Infraestruturas de Portugal e dos Serviços municipais de Protecção Civil dos quatro municípios abrangidos pelo plano: Covilhã, Manteigas, Seia e Gouveia.

Um dispositivo que dá a garantia de segurança aos turistas e visitantes e tranquilidade ao presidente da Autoridade Nacional da Protecção Civil, Mourato Nunes.

“Temos o privilégio de ter aqui profissionais de excepção que nos dão uma tranquilidade muito grande, mesmo  em situações adversas.”

Na apresentação do dispositivo,, o comandante operacional distrital da Guarda, deixou uma garantia. “A Serra da Estrela é o nosso ícone desta região do interior, e tudo faremos para que seja um local acolhedor e seguro, e não regatearemos esforços para estarmos sempre prontos a intervir”. Na Serra da Estrela tem vindo a diminuir o número de acidentes, bem como as situações mais perigosas e complexas “devido à prontidão do dispositivo”, acrescentou António Fonseca.

Uma das preocupações do Plano é a rede telefónica na Serra da Estrela, “que não é das melhores” e que levou o comandante nacional operacional, Duarte Costa, a formalizar um pedido à Altice “eles assumiram que estão a remodelar o seu plano de antenas aqui, e a reforçar a rede de telemóveis para permitir um melhor sinal.”

Às seis corporações de bombeiros que integram o plano operacional da Serra da Estrela, o presidente da Autoridade Nacional deixou também a garantia de tudo fazer para dotar os bombeiros de fatos de protecção adequados uma vez que foi alertado para essa lacuna.

“Fui informado pelo Sr. comandante operacional que há bombeiros aqui que não estão suficientemente equipados vamos tratar disso no imediato, sendo que o imediato na administração pública tem procedimentos”.

Mourato Nunes garante empenho nesta matéria mas acha difícil que tudo esteja concluído ainda durante esta época.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados