RCB/TuneIn
Quarta, 26 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MODELO DAS USF´S É BENÉFICO PARA OS UTENTES
Rádio Cova da Beira
A secretária de estado da saúde considera que há benefícios em alargar o modelo de funcionamento das unidades de saúde familiares a todo o país. A ideia deixada por Raquel Duarte à margem da inauguração da primeira USF criada no distrito de Castelo Branco, que está a funcionar no centro de saúde daquela cidade.
Por Nuno Miguel em 09 de Dec de 2018
De acordo com a governante, este modelo está associada a uma maior eficiência e um acesso mais rápido dos utentes à rede de cuidados de saúde primários e por isso faz todo o sentido proceder ao seu alargamento em todo o país “aquilo que se tem demonstrado é que as USF´S estão associadas a uma maior eficiência e um melhor desempenho. Por isso há claramente benefícios em alargar este modelo a todo o país e com isso alargar também o acesso das populações aos cuidados de saúde primários. Esta unidade tem ainda a vantagem de estar integrada numa ULS o que cria canais de comunicação mais facilitados entre a rede de cuidados de saúde primários e os hospitais”.   
A unidade de saúde familiar “Beira Saúde” engloba uma equipa composta por cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro administrativos, abrangendo um universo próximo dos nove mil utentes. José Sanches Pires, coordenador desta unidade, explica as diferenças entre este modelo e os serviços tradicionais dos centros de saúde “são unidades que tem autonomia organizativa, técnica e funcional e parte de uma auto-escolha dos profissionais que a integram, sejam médicos, enfermeiros ou administrativos. Neste caso em concreto somos profissionais que já nos conhecemos há muitos anos, sabemos a forma de trabalhar de cada um e entendemos, em conjunto, que estavam reunidas as condições para dar este passo e com a motivação que existe neste trabalho vamos conseguir fazer mais e melhor em prol dos nossos utentes”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados