RCB/TuneIn
Segunda, 17 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CANDIDATURA APROVADA
Rádio Cova da Beira
A câmara municipal do Fundão viu aprovada uma candidatura que apresentou ao projecto “EDP Tradições” tendo em vista a salvaguarda urgente do património cultural e imaterial de construção de bombos e caixas no concelho do Fundão.
Por Nuno Miguel em 05 de Dec de 2018

Outras da categoria:

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a associação “Pinus Verde” e com a junta de freguesia de Lavacolhos, sendo um dos dez projectos aprovados a nível nacional, como explica a vereadora com o pelouro da cultura “realizámos uma candidatura através de uma parceria com a «Pinus Verde» e a junta de freguesia de Lavacolhos, relacionada também com a candidatura que fizemos de salvaguarda urgente do património cultural e imaterial da construção de bombos e caixas no concelho do Fundão e que nos vai permitir desenvolver algumas acções e workshop´s ligados à construção do bombo e do pífaro e que foi aprovada pela «EDP tradições». Havia mais de uma centena de candidaturas a nível nacional, passámos às 35 finalistas e depois fomos escolhidos como um dos dez projectos a nível nacional em que foi aprovado um financiamento para realizar actividades durante um ano”.       
Alcina Cerdeira acrescenta que com a aprovação deste projecto, as três entidades vão poder realizar acções durante um ano junto da comunidade escolar, tendo em vista poder transmitir às novas gerações o conhecimento associação à construção do bombo, caixas e pífaros “são iniciativas sobretudo ligadas à escola do bombo, que queremos ter com as escolas da zona do pinhal e onde queremos envolver os alunos de Souto da Casa, Silvares do Castelejo e também de Janeiro de Cima, se assim entender entrar neste projecto, em que uma vez por semana podemos ter aulas na casa do bombo. Esta candidatura tem esse conjunto de acções associadas com o intuito de transmitir o conhecimento e o saber fazer que existe às novas gerações”. 
A cerimónia de entrega desta distinção, assim como dos outros nove projectos a nível nacional, vão decorrer esta quarta-feira numa cerimónia que vai decorrer na cidade de Tomar.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados