RCB/TuneIn
S√°bado, 06 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SOALHEIRA: GRUPO CORAL APAGA 20 VELAS
Rádio Cova da Beira
O Grupo Coral da Soalheira assinalou, no √ļltimo domingo, o vig√©simo anivers√°rio. N√£o se sabe bem o dia certo em que o grupo, fundado pelo poeta Arlindo Carvalho, nasceu, mas de certeza que foi em Novembro que tudo come√ßou.
Por Paula Brito em 27 de Nov de 2018

“Tudo começou com muitos soalheirenses a pensar que era muito bom que as canções dele não só ultrapassassem as fronteiras de Portugal, mas também ficassem na sua terra natal. Foi com ele, com muitas reuniões em várias casas, e surgiu em Novembro, foi nesta época que se começou a consolidar o projecto.”

Um projecto que que se mantém 20 anos depois com um repertório de canções de Arlindo de Carvalho, mas também de outros poetas da Soalheira e músicas da região. “O Arlindo de Carvalho fez parte do grupo, foi ele que começou, sempre acompanhou, mas quis sempre que fosse autónomo e que fizesse a sua própria carreira.”

Maria Luísa Paula é actualmente a presidente do conselho directivo do grupo coral da Soalheira que se tem mantido com uma média de 20 elementos que ensaiam todas as semanas.

“Há um dia da semana que ensaiamos, é um grupo que não é fácil de ensaiar porque as pessoas não sabem música, e o grupo canta a quatro vozes, só com maestros de grande qualidade como os que nos têm acompanhado, e são eles com a sua força e entusiasmo que nos levam a cantar.”

A prenda de aniversário do Grupo será uma ida a França, em Julho do próximo ano, a convite de um grupo da Flandres que esteve na Soalheira há três anos.

“Já estiveram cá connosco, adoraram a Soalheira, e querem que o grupo vá a França, nós às vezes desistimos porque França é muito longe, a nossa idade vai avançando, mas eles não desistem e nós este ano, nos 20 anos do grupo, estamos a programar ir em Julho do próximo ano.”

Gil Duarte é o maestro que dirige o Grupo Coral da Soalheira com quem pretende gravar em breve um CD, que será o primeiro dos 20 anos do grupo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados