RCB/TuneIn
S√°bado, 14 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
PROJECTO PREMIADO
Rádio Cova da Beira
A utiliza√ß√£o de rebanhos na Serra da Gardunha como forma de ajudar a prevenir a ocorr√™ncia de inc√™ndios florestais e a dinamiza√ß√£o econ√≥mica de toda a actividade ligada √† pastor√≠cia s√£o os dois principais objectos do projecto ¬ďGado Sapador¬Ē, dinamizado pela ag√™ncia de desenvolvimento ¬ďGardunha XXI¬Ē e que foi o vencedor do pr√©mio nacional de inova√ß√£o social promovido pela REN.
Por Nuno Miguel em 26 de Nov de 2018
A entrega do prémio decorreu esta segunda-feira no Fundão e para além do galardão, a agência foi ainda contemplada com uma verba a rondar os 30 mil euros, que vai servir para a aquisição da cabras charneira beiroa e ovelhas churra do campo, com o intuito de reforçar a auto-sustentabilidade desta ideia.
Paulo Fernandes, presidente da câmara do Fundão, acredita que a concretização deste projecto pode trazer diversas mais valias ao concelho “para além de ser um projecto que permite diminuir a carga de combustível também permite reforçar uma matéria prima essencial para nós, como é o caso da produção de leite de cabra, que é tão importante para a nossa fileira do queijo. Acreditamos que no espaço multifuncional rural estão muitas das respostas àquilo que é a ocupação e ao valor sócio económico que o nosso território deve ter. E seguramente se isso acontecer esta guerra estrutural que temos com os incêndios vai obviamente começar a ser ganha”.    
João Conceição, administrador executivo da REN, destaca que o apoio a este projecto faz todo o sentido, dentro da política de sustentabilidade social que a empresa tem vindo a dinamizar “é um projecto que apoia uma das responsabilidades que a REN, como operador de infraestruturas de transporte de energia tem, que é ter as nossas faixas limpas. Obviamente que este é apenas um pequeno exemplo mas que, se for dinamizado, é algo que pode complementar as nossas obrigações de limpeza que é algo que já se tem vindo a revelar muito importante no combate ao flagelo dos incêndios e que muitas vezes afectam as nossas infraestruturas e principalmente o nosso país”.   
Com o montante deste prémio, a agência “Gardunha XXI” já avançou para a aquisição de 35 cabras e 15 ovelhas e que, numa primeira fase, vão dinamizar este projecto numa área de 200 hectares nos baldios do Carvalhal, como refere Ana Cunha, responsável daquela organização “para já estas 50 ovelhas e cabras dão conta do recado na área de intervenção que temos. Estamos a falar de toda a área do baldio do Carvalhal e vamos ver se este rebanho consegue fazer esse trabalho numa área de 200 hectares. Caso exista a necessidade de reforçar o rebanho, é algo que podemos equacionar no futuro”.   
Um projecto que posteriormente pode ser alargado a outras áreas da Serra da Gardunha e, mediante os resultados obtidos, pode mesmo vir a ser replicado noutras zonas do país.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados