RCB/TuneIn
Quinta, 05 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“UMA TRADIÇÃO QUE VEIO PARA FICAR”
Rádio Cova da Beira
O presidente da secção regional do centro da ordem dos médicos garante que a cerimónia anual do juramento de Hipócrates, em que os novos médicos recebem a sua cédula profissional, vai passar a ser anualmente realizada na faculdade de ciências da saúde da universidade da Beira Interior.
Por Nuno Miguel em 26 de Nov de 2018
O anúncio feito por Carlos Cortes na primeira vez em que a cerimónia foi realizada naquele estabelecimento de ensino e que pretende transmitir uma mensagem clara ao ministério da saúde “não pode haver dois países diferentes; um país do litoral onde, os doentes acabam por ter mais oportunidades, apesar de o serviço não ser o melhor, para resolver os seus problemas de saúde e depois temos os portugueses do interior que tem muito mais dificuldades. E a ordem dos médicos, com esta cerimónia do juramento de Hipócrates na Covilhã, que é uma tradição para ficar e é para se manter aqui todos os anos, quer transmitir aqui uma mensagem muito importante ao poder político e em particular à ministra da saúde. E essa mensagem é que as pessoas do interior também têm direitos como qualquer outro português”.    
Carlos Cortes acrescenta que na Beira Interior todos os hospitais apresentam graves lacunas ao nível da falta de profissionais de saúde e considera que devem ser tomadas medidas de fundo que permitam ultrapassar o problema “há uma falta muito grande de recursos humanos nos hospitais da Covilhã, da Guarda e de Castelo Branco onde não há investimento absolutamente nenhum. Parece que existe um esquecimento de que há doentes nesta região e por isso não há necessidades de investimentos nos hospitais. Há queixas enormes sobre a falta de recursos humanos e não se pode fazer medicina e não se pode ter saúde se não existem médicos e outros profissionais. Não existe dúvida absolutamente nenhuma de que existe uma discriminação altamente negativa que prejudica as pessoas do interior”. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados