RCB/TuneIn
Terça, 14 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FUTSAL DO DISTRITO
Rádio Cova da Beira
A Desportiva do Fundão perdeu em Porto Salvo com o Sporting para a 11ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª divisão. O GD Valverde foi goleado pelo Benfica para a 10ª jornada do campeonato da 1ª divisão em séniores femininos. Na segunda divisão Cariense derrotou o Ladoeiro e Boa Esperança venceu em Vila Verde. As taças distritais de séniores masculinos e femininos já têm finalistas
Por José Joaquim Ribeiro em 26 de Nov de 2018

CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO - LIGA SPORTZONE - 11ª JORNADA

 

Num dia atribulado, a Desportiva do Fundão saiu derrotado da partida que realizou, este domingo, com Sporting, por 3-1. Este jogo da 11ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão, que havia sido adiado de sábado para as 16 horas de domingo, devido aos compromissos que o Sporting teve para a fase de grupos da Liga dos Campeões de futsal, sofreu nova alteração, por motivos da interdição do Pavilhão João Rocha. Desta feita a alteração visava jogar, pelas 18 horas, no Pavilhão do Casal Vistoso nas Olaias, entretanto, como este recinto desportivo, por motivos de mau tempo, estava a ser sujeito a infiltrações de humidade, os dirigentes dos dois clubes, na perspetiva de terem que adiar o encontro, uma situação que se ponderou, mas que, devido À agenda apartada para o Sporting, que já tem um jogo adiado e tem também um numero significativo de atletas selecionados para representarem Portugal em compromissos, antecipadamente agendados, chegaram a entendimento, juntamente com a equipa de arbitragem, para que o jogo se realizasse no Pavilhão de Porto Salvo, a partir das 21 horas. Foi a esta hora que o jogo se iniciou. Importa dizer que a equipa saiu do Fundão pelas 10 da manhã, levou consigo a equipa de sub 20, que também jogou em Porto Salvo, com o Leões para o campeonato da categoria, foi obrigada a passar a maioria do tempo, até à hora do jogo, dentro do autocarro.

 

O jogo começou muito bem para o Sporting, que conseguiu, logo aos 2 minutos adiantar-se no marcador, com um golo de Leo, mas a resposta fundanense não se fez esperar e, dois minutos volvidos chegaria à igualdade no marcador com um golo de Gui.  Demorou pouco a nova igualdade no marcador, os leões, desta feita por intermédio de Deo, voltaria a colocar o Sporting na frente do marcador, quando o relógio registava 8 minutos de jogo.

 

Com 12 minutos para se jogar, até ao descanso, o técnico fundanense apostou numa estratégia de risco, colocando a sua equipa a jogar de 5x4 com Pauleta a desempenhar as funções de guarda-redes avançado. A estratégia passaria por tentar chegar à igualdade no marcador e por outro lado, como a equipa passava muitos minutos com posse de bola, não permitia que o Sporting chegasse com perigo junto da sua baliza. Era, por assim dizer, um 2 em 1.

 

Como não existem estratégias infalíveis, o Sporting conseguiu desfeitear, mais uma vez, os intentos da Desportiva, à passagem do minuto 14 de jogo. Num lance em que Dieguinho consegui ganhar posição para alvejar a baliza de Luiz Gustavo, a bola foi rematada pelo pivôt leonino, esta embateu no guardião fundanense e entrou na sua própria baliza. Estava feito o terceiro do Sporting, num lance infeliz do seu guarda-redes.  Foi com este resultado, de 3-1, que se chegou ao intervalo. Um resultado que não fazia jus ao que os fundanenses tinham feito nos primeiros 20 minutos, quer em termos ofensivos, obrigando André Sousa a trabalho aturado quer em termos defensivos.

 

Na segunda parte o jogo manteve o mesmo cariz, com o Sporting a ter mais iniciativa de jogo e a criar alguns lances de perigo para a baliza de Luiz Gustavo e uma resposta condizente da equipa fundanense, que não deixava de mostrar as suas  credenciais quando a oportunidade surgia.

 

A partir do 27 minutos, a 13 do final, os técnicos Nuno Couto e João Nuno voltaram a apostar no guarda-redes avançado, com Mário Freitas a desempenhar esse papel,  e o jogo deixou de ter a qualidade que os adeptos mais apreciam. Esta estratégia não resultou favoravelmente para a ADF porque o Sporting mostrou estar bem trabalhado a defender o 5x4.  O jogo chegou ao seu final com o resultado que já se registava ao intervalo.

 

Por tudo o que envolveu este jogo, pode dizer-se que os atletas fundanenses, apesar da derrota, dignificaram muito bem as cores da Desportiva do Fundão. Com este resultado o clube caiu para o 6º posto da geral, com os mesmos 16 pontos

 

No próximo sábado a ADF vai receber, no Pavilhão Municipal, pelas 16 horas, a equipa do Belenenses, no penúltimo jogo da primeira volta.

 

CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SÉNIORES FEMININOS - 10ª JORNADA 

O Grupo Desportivo de Valverde foi copiosamente derrotada na visita que fez ao Pavilhão da Luz, onde jogaram com o Benfica para 10ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão em futsal feminino. A equipa de Valverde já perdia ao intervalo, por 5-0 e, apesar de ter resistido muito bem ao seu adversário nos primeiros 10 minutos da segunda parte, baquearam na parte final do encontro, sofrendo mais 7 golos sem resposta. É óbvio que não se esperaria outro desfecho que não fosse a vitória das campeãs nacionais neste desafio, mas, depois do que vimos fazer à equipa de Catarina Rondão no jogo da primeira volta, não se esperaria um resultado tão desnivelado.

A equipa está na última posição da tabela classificativa, com apenas 4 pontos e agora vem ai o Sporting, outro adversário que luta por objetivos mais ambiciosos.

 

CAMPEONATO NACIONAL DE JUNIORES/SUB 20 - 8ª JORNADA

 

A equipa de sub20 da Desportiva do Fundão jogou este domingo com os Leões de Porto Salvo, para a 8ª jornada do campeonato nacional de juniores/sub20 e regressou com um ponto na bagagem. Os dois clubes tinham e têm o mesmo número de pontos, 7 e, pelo que ambas têm vindo a fazer, era expectável que o equilíbrio predominasse. Foi o que acabou por acontecer. No final o resultado de 6-6 é disso uma evidência clara. Os fundanense chegaram a 2-0 com relativa facilidade, com golos de Peleh e Allan, mas depois deixaram que a equipa da casa virasse o resultado a seu favor, também com dois golos de vantagem. Peleh e Martelo, com um golo cada qual, iriam colocar o resultado empatado a quatro à saída para descanso. Na segunda parte cada clube marcou mais dois golos e no final dividiram os pontos. Leões de Porto Salvo e Desportiva do Fundão partilham o 6º posto com 7 pontos. No próximo domingo, para a 9ª jornada, os fundanense vão receber o Sporting.

 

CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO - 8ª JORNADA 

Na segunda divisão nacional e na 8ª jornada, o Cariense derrotou em casa o Ladoeiro, por 8-5 e a equipa de Castelo Branco, do Bairro da Boa Esperança foi vencer a casa do Vilaverdense, por 6-1.     Com estes resultados o Cariense partilha a 4ª posição com o BB Esperança, ambos com 15 pontos,  enquanto que o Ladoeiro é 6º com 13 pontos. Na próxima ronda o Cariense vai jogar em casa do Covão Lobo, o até esta jornada líder, o Ladoeiro recebe a visita do Vilaverdense e a Boa Esperança vai receber o novo líder desta série D, o S. João.

 

No futsal distrital, terminaram este fim de semana os duas taças de séniores, masculinos e femininos.

 

TAÇA AFCB SÉNIORES FENIMINOS   

 

Na Taça AFCB em futsal feminino, terminaram três equipas com o mesmo número de pontos (9), Núcleo do SCP em Castelo Branco,Núcleo de Juventude de Proença e A.D. Fundão. Como os jogos com a equipa B de Valverde não contam para apuramento, as mesmas três equipas ficaram com 6 pontos e no confronto entre as três a vantagem vai para Núcleo do SCP de Castelo Branco e Núcleo Juventude de Proença, que desse modo irão disputar a final da prova no próximo dia 1 de Dezembro, no Pavilhão da Escola Afonso de Paiva em Castelo Branco, em hora ainda por indicar. Na última jornada desta Taça AFCB a ADF derrotou o Núcleo Sp. Castelo Branco, por 3-1 e o Núcleo de Juventude de Proença venceu Valverde B, por 5-1.

 

 

TAÇA DE HONRA CARLOS RANITO XISTRA -     SÉRIE A      -   SÉRIE B 

Na Taça de Honra Carlos Ranito Xistra, a última jornada foi decisiva para se perceber quem ficava em primeiro lugar na série A, uma vez que na série B a situação já estava praticamente definida. Na última jornada o G.D Mata/AAUBI foi ao Retaxo vencer, por 4-2 enquanto que a ADE Penamacorense derrotava o Carvalhal Formoso, por 2-0. Nesta série ficaram com o mesmo número de pontos a Mata/AAUBI e Retaxo (13), com vantagem para a equipa da Covilhã, no confronto direto: 7-7 na primeira volta e 2-4 nesta última jornada. Na série B o Núcleo de Juventude de Proença venceu em Cernache do Bom Jardim, por 4-1 e a Casa do Benfica de Oleiros impunha-se a Sertanense, por 4-3. Com estes resultados o Núcleo de Juventude de Proença terminou no primeiro posto, com 15 pontos, tendo deixado a C.Benfica de Oleiros a 3 pontos, na segunda posição.

 

Nos dias 1 e 2 de Dezembro, realiza-se no Pavilhão da Escola Afonso de Paiva em Castelo Branco os jogos da Final Four, com a Mata/AAUBI a jogar com a Casa do Benfica de Oleiros e o Núcleo de Juventude de Proença a defrontar o Retaxo. Estas 1/2 finais realizam-se sábado em horário a definir e a final no domingo.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados