RCB/TuneIn
Quinta, 14 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"NATAL COM ARTE" NA COVILH
Rádio Cova da Beira
De 01 de Dezembro a 06 de Janeiro o centro histórico da Covilhã é novamente o palco para a realização do “Natal Com Arte”. Concertos e outros espectáculos musicais em que vão estar envolvidos vários grupos da cidade, o lançamento de dois livros direccionados para o público infanto-juvenil da autoria de António Silva e Maria José Dinis, o mercadinho e a casa do Pai Natal são alguns dos elementos que compõem o programa de actividades.
Por Nuno Miguel em 23 de Nov de 2018

 

Uma iniciativa organizada pela autarquia covilhanense pelo segundo ano consecutivo mas que mantém os mesmos objectivos

 

“O Natal é uma festa de família e, por isso, o “Natal Com Arte” é pensado e realizado para ligar os covilhanenses a um programa diversificado e que decorre ao longo de uma quadra e que é um programa concebido dependente daqueles que são os nossos grandes talentos em várias áreas artísticas daí o nome escolhido para o evento”, refere a vereadora com o pelouro da cultura na câmara municipal da Covilhã.

 

Uma das novidades da edição deste ano vai para a criação de um novo espaço, que se vai designa “Reino do Natal”:

 

“É um espaço que estamos a conceber no antigo edifício da PT e em cada noite de sábado, desde o dia 1 até 22 de Dezembro, vão acontecer histórias de Natal contadas e cantadas. O diseur Nuno Miguel Henriques vai estar numa dessas noites e estamos a ultimar as confirmações de outros actores e cantores”, explica Regina Gouveia.  

 

 

Para o arranque das actividades está prevista outra das grandes novidades. Em 2017 foi partilhado com a população um bolo-rei gigante. Este ano a aposta vai manter-se mas o que vai ser partilhado é um bolo “Nevão”

 

“Na área da pastelaria, este ano pensámos promover a partilha de um nevão. Este bolo é muito tradicional da Covilhã e porque também é conveniente actualizar tradições vai ter um creme de cherovia. O bolo nevão tem a particularidade de ser coberto de açúcar em pó e côco e costuma ter no interior um creme de ovo e coco este ano é de cherovia”.  

 

Na edição deste ano há também um maior envolvimento no programa de actividades da associação empresarial dos concelhos da Covilhã, Belmonte e Penamacor. Uma das principais apostas vai para a elaboração de um roteiro gastronómico e em que os restaurantes irão confeccionar pratos alusivos à época como o bacalhau, o perú, o cabrito e o polvo

 

“Vai existir uma espécie de “passaporte” onde, à medida que a pessoa consome nos restaurantes, coloca uma vinheta que é dada em cada estabelecimento. No final, o “passaporte” é entregue na CMC e será feito um sorteio que irá dar, pelo menos, três prémios, com a colaboração de alguns parceiros da associação. Quem preencher todos os espaços recebe imediatamente um livro oferecido pelo município”, explica o presidente da direcção da AECBP.  

 

Dentro desta quadra a autarquia vai aprovar o período de isenção de uma hora grátis de estacionamento no silo auto da praça do município. Henrique Gigante não esconde que a medida é positiva mas gostaria que pudesse ir mais além

 

“Consideramos que uma hora de estacionamento é pouco. Anova direcção da associação tem um mês de trabalho e esse ponto está agora a ser discutido.  Vamos continuar a analisar para posteriormente chegarmos junto do município e apresentarmos soluções em relação a este assunto. Mas também compreendemos que a CMC tem uma dívida para pagar aos parques. Temos que equilibrar as coisas., mas mais vale uma hora do que não ter nenhuma”, sustenta o responsável da associação.   

 

Dentro do espaço do reino do Natal vão ainda ser vendidos um conjunto de pin´s e crachás alusivos e em que metade da receita vai reverter para apoiar uma valência do centro hospitalar e universitário da Cova da Beira mas que, até agora, ainda não foi escolhida.      


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados