RCB/TuneIn
Terça, 10 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“VILA MADEIRO” JÁ TEM PROGRAMA
Rádio Cova da Beira
Em Penamacor, em Dezembro, não faltam razões para celebrar o Natal e as suas tradições. O evento, “Penamacor Vila Madeiro”, começa com a abertura do mercado de natal no jardim da República, no dia 7, e prolonga-se durante três fins-de-semana, até ao dia de Natal.
Por Paula Brito em 23 de Nov de 2018

Segundo o presidente do município, António Beites, uma das novidades da edição deste ano é o reforço das actividades no segundo fim-de-semana do evento.

“Porque temos a noção que no fim de semana do arranque do Madeiro muitos conterrâneos nossos fazem questão de vir a Penamacor, e no último, o da queima, voltam até porque coincide com a altura do Natal, então tivemos que criar aqui algo diferenciador, para potenciar este fim de semana intermédio.”  

Assim, no sábado, 15 de Dezembro, realiza-se o 5.º passeio equestre e 1.º Orihorse, o segundo encontro de cantares ao menino, às 17h no Convento de Sto. António, e à noite, o concerto de Natal pelos alunos do polo de Penamacor da AMDF. Já no domingo, 16 de Dezembro, realiza-se o passeio pedestre “Natal na floresta” e o primeiro encontro de natal de idosos do concelho.

A autarquia vai investir 75 mil euros no evento que, segundo o autarca, tem contribuído para dinamizar a requalificação da zona antiga e elevar a auto estime dos penamacorenses.

“Criou um elevar da auto-estima não só dos residentes mas também da população flutuante, com sinais muito positivos na requalificação urbana de Penamacor, a maioria por filhos da terra que não residem cá.”

No primeiro fim de semana do evento, o ponto alto é a chegada do madeiro à vila, no dia 8 de Dezembro, com o desfile acompanhado de animação musical. A malta do madeiro, isto é, os mancebos do ano, vão manter a tradição de levar ao adro da igreja o maior madeiro do país que é deitado a arder em véspera de Natal. No dia 23 de Dezembro, o destaque vai para o concerto Saint Dominic´s Gospel Choir, às 22h na praça vila madeiro, depois da actuação da banda filarmónica de Aldeia de João Pires.

Durante todos os dias do evento haverá animação de rua e actividades paralelas como a feira do livro na biblioteca, o 3.º Orimadeiro e a festa de natal das crianças, no dia 14.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados