RCB/TuneIn
Quinta, 24 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PLANO APROVADO
Rádio Cova da Beira
Está aprovada a versão final do plano de valorização do parque natural do Tejo Internacional entre 2018 e 2022. O documento já foi aprovado pelo conselho de gestão daquela área protegida, depois de ter terminado o período de consulta pública, e de acordo com o presidente daquele organismo foi dado um passo importante para impulsionar as potencialidades existentes naquele território.
Por Nuno Miguel em 23 de Nov de 2018

Luís Pereira sublinha que já estão a ser desenvolvidos dois projectos, com o intuito de reforçar a capacidade de atracção turística do parque; um em parceria com o IPCB e o outro com a associação ambientalista Quercus “são projectos que visam dar respostas a problemas que foram identificados no âmbito do processo de gestão colaborativa. O primeiro tem a ver com a valorização dos habitats e com a resolução de um problema identificado pelo grupo de gestão cinegética e que passa pela recolha de cadáveres e abastecimento dos alimentares de aves e isso está a ser desenvolvido com a Quercus. O outro projecto está relacionado com toda a valorização do parque e está a ser desenvolvido em parceria com a escola superior agrária do politécnico de Castelo Branco”.  

 

Nos últimos meses foram promovidos dois inquéritos, um à população local e outro aos visitantes, para que a opinião pública também possa estar incluída no novo modelo de gestão desta área protegida. Depois deste passo, o presidente do conselho de gestão do parque refere que há novos desafios para concretizar “o grande desafio que temos pela frente é afirmar o parque como um activo de projecção e desenvolvimento deste território. Este parque tem um conjunto de valores naturais e patrimoniais muito significativos e a nossa principal missão é aproveitar ao máximo esses valores nas estratégias de desenvolvimento dos municípios que estão envolvidos no território de influência do parque”.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados