RCB/TuneIn
Domingo, 25 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
“UM MOMENTO HISTÓRICO PARA A GUARDA E PARA A REGIÃO”
Rádio Cova da Beira
É desta forma que o presidente da câmara municipal reage à aceitação, por parte dos governos de Portugal e Espanha, para que a cidade acolha a próxima cimeira ibérica que deve ter lugar em Junho do próximo ano.
Por Nuno Miguel em 22 de Nov de 2018
O anúncio foi feito no final do encontro de chefes de governo dos dois países, que decorreu ontem em Valladolid, e Álvaro Amaro não esconde a sua satisfação pelo facto de a Guarda acolher pela segunda vez este encontro “é uma grande notícia para a Guarda, para o interior, para as regiões transfronteiriças e foi justamente por isso que solicitei, há cerca de duas semanas, ao senhor primeiro ministro que propusesse que a próxima cimeira se realizasse na Guarda em homenagem não apenas ao trabalho que esta cidade tem desenvolvido na afirmação da sua capitalidade e o facto de podermos dizer que estamos no centro de um grande mercado ibérico. Nessa perspectiva não somos nada interior, estamos equidistantes de Lisboa e de Madrid e temos repetido sempre isso”.  
Em 1976 a cidade da Guarda recebeu a primeira cimeira ibérica da era democrática e que então juntou os ministros dos negócios estrangeiros Melo Antunes e José Maria Areilza e que permitiu restabelecer as ligações diplomáticas entre os dois países que foram interrompidas no “verão quente” de 1975. A decisão agora tomada, diz o presidente da autarquia, é também o sinal de uma nova atenção sobre os territórios de fronteira “penso que essa causa nacional já hoje é abraçada por todos, falta apenas haver a coragem política de que todos os partidos se possam sentar à mesa e dizer o que nos separa nas medidas radicais que podem envolver alguma despesa pública e que é virtuosa de modo a conferir mais oportunidades para o interior. Precisamos de mais emprego e de mais empresas para o interior. Eu acho que estamos no caminho certo e esta decisão do governo Português vem muito de encontro a essa necessidade e nessa perspectiva todos temos que nos congratular”.    
Uma cimeira que deve ter lugar em Junho de 2019, logo após a realização das eleições para o parlamento europeu que vão decorrer em Maio do próximo ano. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados