RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FDIP: PROVAS NACIONAIS NO ESTRANGEIRO PODE SER POSS√ćVEL
Rádio Cova da Beira
Esta ideia foi deixada no passado fim de semana pelo Secret√°rio de Estado do Desporto e Juventude no decorrer da 7¬™ Gala da Federa√ß√£o de Desportos de Inverno de Portugal(Covilh√£) realizada na Pousada da Juventude na Serra da Estrela(Penhas da Sa√ļde)na qual entregou tamb√©m os trof√©us aos campe√Ķes nacionais 2017-2018 em Esqui Alpino, Esqui Slalom e Snowboard.
Por Miguel Malaca em 20 de Nov de 2018

João Paulo Rebelo referiu inclusivamente no final da cerimónia à RCB que " pode existir de facto essa possibilidade, quando não houver neve Portugal, os campeonatos nacionais, pretensão feita e deseja pela FDIP liderada por Pedro Farromba, realizarem-se fora do país. Mas para que isso aconteça é necessário obviamente alterar o actual regime jurídico das federações, onde se possa colocar essa premissa, uma vez que só por esta razão única e exclusiva da FDIP não. Posso garantir que este assunto vai começar a ser tratado em breve, até porque nesta altura até já existe uma comissão para o efeito, tendo em vista a análise da nova legislação, e que caso venha a ser ainda aprovada nesta legislatura, melhor ainda para todas as federações. Vamos ver. Não garanto alteração, mas garanto análise e discussão da mesma a curto prazo", disse o governante.

Pedro Farromba gostou do que ouviu, e também à RCB afirmou que " naturalmente que só pelo nosso pedido não será possível organizar os campeonatos nacionais de desportos de inverno no estrangeiro como regra, mas sim por excepção, devido por vezes haver falta de neve na Serra da Estrela para a realização dos mesmos. Mas o que ouvi já é muito importante, até porque até ao momento nenhum secretário de estado, à excepção do actual, tinha ido tão longe nesta questão. Acredito no entanto que é possível a curto/médio haver essa alteração ao regime jurídico das federações e que possa contemplar a nossa pretensão". Referiu o presidente da direcção da FDI Portugal.

Secretário de Estado do Desporto e Juventude que entretanto levou ainda para análise o documento/projecto da Federação de Desportos de Inverno de Portugal tendo em vista a construção de um Centro de Treinos/Estágios de atletas em altitude na Serra da Estrela(Pousada da Juventude).

A sétima gala da FDI-P contou ainda com as presenças de José Manuel Constantino(presidente do Comité Olímpico de Portugal), José Manuel Lourenço(presidente do Comité Paralímpico de Portugal), Humberto Santos(presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação), José Miguel Oliveira(vereador do desporto/associativismo do Município da Covilhã), Rosa Mota(madrinha da Pousada da Juventude e FDIP), Fernando Parente(FADU), Afonso Gomes(presidente da AAUBI) e João Marrana(vice-presidente da Fundação do Desporto), que garantiu no final do evento a aquisição de uma cadeira de esqui adaptado em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para entregar ainda se possível este próximo inverno à FDI Portugal e colocada na Estância de Esqui da Serra da Estrela na Torre para usufruto de pessoas e atletas com deficiência.

A cadeira custa cerca de seis mil euros.

 

foto: FDIP 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados