RCB/TuneIn
Domingo, 25 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BELMONTE RECEBE LIVROS DE MÁRIO SOARES
Rádio Cova da Beira
O salão nobre dos paços do concelho de Belmonte recebeu no passado sábado, uma cerimónia de entrega de livros pertença da família de Mário Soares, pelas mãos do filho do antigo primeiro ministro e Presidente da República. João Soares trouxe até Belmonte, alguns exemplares numa entrega simbólica à biblioteca municipal da sede de concelho.
Por Nuno Miguel em 20 de Nov de 2018
António Dias Rocha, presidente da câmara de Belmonte, não esconde que o município se sente honrado com esta decisão tomada pelos familiares de Mário Soares “para nós é uma honra passarmos a ter na nossa biblioteca alguns livros que ou foram escritos pelo Dr. Mário Soares ou que foram lidos por ele. Conseguem imaginar o que é estarmos a ler um livro que sabemos que foi lido por ele e o que isso representa? Espero muito sinceramente que os nossos jovens e todos aqueles que gostam da leitura se sintam entusiasmados com isso e eu, pela minha parte, confesso-vos que irei ter o privilégio de ir ter comigo um desses livros”. 
João Soares sublinha que esta oferta representa o “cumprimento de uma professa” feita à autarquia de Belmonte quando o nome de Mário Soares foi perpetuado na toponímia daquela vila “que foi algo que muito nos sensibilizou”. Os livros agora entregues pertencem ao espólio da família Soares, mas não à biblioteca particular do antigo chefe de estado e de governo, que se vai manter indivisível “essa biblioteca particular queremos que fique intocada e nem eu nem a minha irmã vamos retirar nenhum livro à biblioteca que era dos nossos pais. Nós queremos que ela se mantenha indivisível onde quer que venha a estar no futuro. Sobre essa matéria ainda não há nenhuma decisão definitiva mas pretendemos que ela se mantenha una, num mesmo edifício e que possa ser utilizada pelo público e pelos leitores da nossa terra”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados