RCB/TuneIn
Segunda, 17 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
SANTA BEBIANA: PROGRAMA APRESENTADO
Rádio Cova da Beira
Entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro a Santa Bebiana está de regresso ao Paúl. Trata-se da décima quarta edição desta iniciativa, dinamizada pela casa do povo daquela vila do concelho da Covilhã, que procura recuperar uma antiga tradição associada à transumância e que, de ano para ano, tem vindo a ganhar novos adeptos.
Por Nuno Miguel em 17 de Nov de 2018

Outras da categoria:

Tasquinhas, artesanato, animação de rua com 11 grupos, um concurso de jeropiga, exposições, jogos e danças tradicionais são algumas das actividades que vão decorrer ao longo destes três dias, que vai ter como um dos pontos altos a procissão e o sermão Bebiano que decorrem ao sábado à noite.

 

Na edição deste ano, a organização entendeu proceder a algumas alterações ao regulamento de participação, com o intuito de preservar o cariz tradicional desta festa, como refere o presidente da direcção da casa do povo do Paúl “a ideia de alterar o regulamento teve a ver com a vontade que temos em não deixar cair a Santa Bebiana numa festa banal. Temos que manter a tradição e todas as suas características mais genuínas. O frio, o fogo e aquele som tradicional que deve marcar sempre esta festa. Dai as alterações que foram feitas ao regulamento para penalizar quem não cumpre, porque tem havido espaços onde, por exemplo, há música punk ou são vendidos hambúrgueres. Isso não faz sentido numa festa tradicional como esta e não podemos banalizar senão corremos o risco de se tornar numa festa que não atraí ninguém”.  

 

Na edição deste ano, a Santa Bebiana vai continuar a manter um cariz ecológico, promovendo a campanha “um copo por cada utilizador”. Cristóvão Galvão sublinha que paralelamente vai também decorrer uma iniciativa solidária com o intuito de apoiar a secção dos bombeiros voluntários da Covilhã que vai estar sediada naquela vila “os bombeiros necessitam de uma cadeira para transporte de doentes e que facilite o acesso ao interior das ambulâncias. Nesse sentido estamos a promover uma campanha de venda de pulseias pelo valor simbólico de um euro e todo o dinheiro angariado vai reverter para a compra desse equipamento e vamos entregar o cheque aos bombeiros no domingo à tarde. Para além disso vamos manter o cariz ecológico com a campanha «uma pessoa, um copo» com o objectivo de diminuir o consumo de plásticos”.

 

A organização vai ainda intensificar este ano a aposta que foi iniciada em 2017, no sentido de premiar os visitantes que coloquem as publicações mais originais em várias redes sociais “é um desafio que já foi lançado no ano passado mas que queremos intensificar ainda mais este ano é o «Jeropigram». Vamos desafiar os visitantes que tenham «instagram» a publicarem fotografias e aquelas que forem mais originais e que obtiverem mais «likes» vão ter como prémio um copo de jeropiga. O mesmo se passa em relação ao «facebook» onde os directos, os vídeos ou as fotografias mais originais vão receber um prémio”.

 

José Miguel Oliveira, vereador com o pelouro das freguesias na câmara da Covilhã, destaca a importância deste certame na preservação da cultura popular daquela vila, associado à sua dinamização económica “durante três dias as ruas do Paúl vão estar cheias com milhares de pessoas e em que os habitantes abrem os seus próprios espaços e comercializam aquilo que fizeram. O Paúl tem feito um caminho muito interessante ao nível das suas iniciativas culturais, com o festival da truta e com a Santa Bebiana e com isso tem marcado o nosso calendário de festas a nível do concelho. Naturalmente que isso tem uma importância económica muito grande para a freguesia, promove tudo aquilo que se faz de melhor no Paúl e contribuir também para que a vila seja visitada por pessoas de vários pontos do país”. 

 

Para já está confirmada a participação de 30 expositores no certame. Um número que, de acordo com a organização, ainda vai crescer uma vez que o prazo de inscrições só termina no próximo dia 19.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados