RCB/TuneIn
Domingo, 18 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SABORES DA MAUNÇA NO AÇOR
Rádio Cova da Beira
A aldeia de Açor, anexa da freguesia de Castelejo, no concelho do Fundão, recebe este fim de semana mais uma mostra de artes e sabores da Maúnça. Em pleno coração da serra que lhe dá o nome, a mostra celebra a chegada da castanha e promove a gastronomia, tradições e artesanato local.
Por Paula Brito em 09 de Nov de 2018

Os maranhos, os miaus, como chamam ao bolo típico do Açor, o coelho em azeite, a chanfana, o feijão com couve, fazem parte desta mostra onde as filhós ainda se fazem à lareira e o pão se coze no forno a lenha.

Além da gastronomia típica, no Açor, este fim de semana, vários grupos de bombos, concertinas e de música tradicional animam dois dias de festa. O magusto comunitário é às 16h, no sábado e no domingo. Ainda no domingo, pela manhã, 8h 30m, inicia-se uma caminhada pela rota da Maúnça, que começa no santuário de Sta. Luzia, no Castelejo, e termina no Açor, onde ainda haverá tempo para, depois de almoço, participar num workshop e aprender a fazer o pão caseiro.

A mostra de artes e sabores da Maunça, organizada pelo município do Fundão e pela associação local “Os pastores do Açor” nasceu com o início do século, no ano 2000, e abriu caminho a um conjunto de eventos que hoje integram o calendário de promoção das aldeias e produtos típicos do concelho.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados