RCB/TuneIn
Domingo, 18 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
REIVINDICAÇÕES EM DIA DE ANIVERSÁRIO
Rádio Cova da Beira
No dia em que o Dominguiso assinalou 92 anos de criação da freguesia, foram três as reivindicações apresentadas pelo presidente da autarquia à câmara da Covilhã com o intuito de melhorar as condições de vida da população daquela aldeia.
Por Nuno Miguel em 08 de Nov de 2018

A primeira reivindicação de José Matos prende-se com a conclusão das obras da ligação entre a Avenida dois de Novembro e a zona industrial do Tortosendo, que permitiria criar uma maior proximidade àquela vila assim como resolver o problema de vários moradores que se debatem com falta de infraestruturas básicas ao nível do abastecimento de água e saneamento “há sensivelmente um mês estiveram aqui técnicos da câmara municipal a realizar os trabalhos de levantamento dessa via e eu espero que o processo esteja bem caminhado. Já pedi à câmara para pelo menos uma parte da via ser alcatroada visto que há pessoas que moram ali, pagam impostos, o município emitiu as licenças para poderem construir e por isso o alcatrão e outras infraestruturas, como água e saneamento, devem lá chegar. Ficaria bem à câmara municipal fazer essa via”.   

 

Outra das reivindicações do autarca está relacionada com a conclusão das obras da casa mortuária do Dominguiso. Um projecto que já transitou do anterior mandato mas que tarda em ser concretizado “essa é uma obra que ainda falta concluir uma vez que só o bruto está executado mas eu espero que na próxima primavera já seja possível inaugura-la. Estamos a dialogar com a câmara municipal para disponibilizar as verbas para terminar a obra. Ela estava orçamentada em 150 mil euros e ainda recebemos apenas 50 mil. Mas confesso-lhe que considero que este é um, investimento do passado e acho que nos é devido uma vez que, quando o actual presidente de câmara tomou posse, tivemos uma reunião onde me perguntou qual era a obra de mandato e eu respondi-lhe que era a casa mortuária. É uma obra que já devia estar concluída no mandato anterior”.   

 

A terceira reivindicação é a construção de um novo parque infantil na freguesia, para responder às necessidades das 70 crianças que frequentam a escola pública na aldeia. Uma obra que, de acordo com José Matos, deveria ter sido concluída em 2017 e que apresenta vários problemas de segurança “infelizmente o Dominguiso deve ser das poucas aldeias do nosso concelho que não tem um parque infantil e temos aqui cerca de 70 crianças. A estrutura que temos é um perigo. Ainda na semana passada houve uma criança que, devido às fissuras que o parque tem, caiu e teve que receber tratamento hospitalar. Quando o presidente da câmara veio aqui anunciar a sua recandidatura ao Dominguiso afirmou que se fosse reeleito teríamos um parque novo até final de 2017. Infelizmente estamos no final de 2018 e as obras no parque ainda não começaram”.    

 

Na resposta, a vereadora com o pelouro da educação na câmara da Covilhã refere que a manutenção dos parques infantis é uma intervenção que vai ser efectuada pela Icovi a partir de Janeiro, uma vez que essa responsabilidade foi transferida para a empresa. Regina Gouveia sublinha que, para além do Dominguiso, há outras estruturas que necessitam de ser requalificadas pelo que será preferível não serem utilizadas até que os problemas estejam ultrapassados “sei que já se avançou com a passagem de todos os parques infantis para a responsabilidade da Icovi. Sei que há intervenções que vão começar a ser feitas a partir de Janeiro mas se considerarmos que há mesmo risco em parques deste tipo será preferível encerrarem-se até serem reabilitados. Eu já confirmei que aqui existe esse risco e por isso será preferível que o parque não seja utilizado”.

 

Uma cerimónia onde a autarca foi confrontada por alguns populares sobre o atraso na concretização destes projectos, há muito prometidos pela câmara da Covilhã e Regina Gouveia comprometeu-se a entregar o caderno reivindicativo ao presidente da câmara da Covilhã.      

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados