RCB/TuneIn
Domingo, 18 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
LINHA DA BEIRA BAIXA: COMBOIOS REGRESSAM AINDA ESTE ANO
Rádio Cova da Beira
Sete anos depois a linha da Beira Baixa vai voltar a ter comboios formados por locomotivas a rebocar carruagens para assegurar o serviço “Intercidades”. O regresso está previsto para o horário de inverno da CP, que começa a nove de Dezembro.
Por Nuno Miguel em 06 de Nov de 2018
A notícia é avançada na edição desta terça-feira do jornal “Público” que dá conta de que as automotoras que asseguravam este serviço vão ser substituídas pelos anteriores comboios. A medida pretende libertar as actuais automotoras, unidades triplas eléctricas, para reforçar o eixo entre Tomar e Lisboa onde, devido à falta de material, a empresa tem tido problemas de capacidade.
Com esta alteração, o comboio “Intercidades” que circula na linha da Beira Baixa vai passar a assegurar uma maior comodidade aos passageiros e encurtar em 22 minutos o tempo de viagem entre a Covilhã e Lisboa mas apenas no sentido descendente. 
Recorde-se que quando esta alteração foi introduzida a CP referiu que a introdução das automotoras iria permitir poupanças de um milhão e meio de euros por ano, uma vez que as automotoras registam um consumo energético menor do que as locomotivas e não era necessário pagar a manobra da inversão destas máquinas nas estações da Covilhã e de Santa Apolónia.
Agora, para diminuir os constrangimentos no eixo entre Lisboa e Tomar, a empresa decidiu resgatar as automotoras que asseguravam o serviço “Intercidades” na linha da Beira Baixa dado que as unidades triplas eléctricas são cada vez mais escassas uma vez que existe um número elevado deste tipo de composições que estão imobilizadas e a aguardar reparação, para as colocar a circular noutro circuito.    
Ainda de acordo com a CP o concurso público para a compra de novos comboios, que já foi anunciado pelo governo, deve ser lançado ainda antes do fim do ano.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados