RCB/TuneIn
Terça, 23 Abr 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"QUADROS DA RELIGIOSIDADE POPULAR" EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
Preservar, valorizar e proteger estas manifestações de religiosidade popular é o principal propósito da exposição de cerca de duas dezenas de obras patentes na biblioteca municipal de Penamacor. Organizada por Francisco e Manuela Abreu e que conta com o contributo de outros participantes, a mostra está patente até ao dia 28 de Novembro de 2018.
Por Paulo Pinheiro em 05 de Nov de 2018

De acordo com Francisco Abreu, nas casas dos nossos antepassados “há elementos do património cultural e etnográfico do nosso povo que, muitas vezes, é desvalorizado”, sendo que esta é uma exposição de algumas dessas “manifestações de religiosidade popular”.

Um dos organizadores explica que é “tradicional ter em casa os quadros da Última Ceia, do Anjo da Guarda, do Sagrado Coração de Maria e de Cristo no Monte das Oliveiras”, por exemplo, e que nestas expressões da religiosidade católica portuguesa, por vezes, “não é a gravura que é relevante mas o facto de estar inserida em molduras extraordinariamente bonitas e artísticas” que, frequentemente, “eram produzidas por carpinteiros e artesãos muito hábeis”. Desta forma, o objectivo desta mostra é o de alertar que “esses quadros são património cultural e que é necessário chamar à atenção para os preservar, valorizar e proteger”. 


Francisco Abreu é natural de Penamacor, onde estudou e leccionou, antes de se tornar director regional do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco. Depois disso, foi professor em Évora e, desde 1987, que é vereador Câmara Municipal ou membro da Assembleia Municipal de Penamacor.É fundador e ex-dirigente da Menagem - Associação Cultural e de Desenvolvimento de Penamacor.

Também Manuela Abreu é natural de Penamacor, foi funcionária da Caixa Geral de Depósitos e dirigente associativa da Menagem, estando, igualmente, por diversas vezes ligada às actividades culturais da biblioteca municipal do concelho.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados