RCB/TuneIn
Sexta, 16 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI CRIA “SER SOLIDÁRIO”
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) acaba de criar um programa para responder a carências da comunidade académica.
Por Paulo Pinheiro em 03 de Nov de 2018

Denomina-se “Ser Solidário” o programa da UBI criado para dar resposta a situações de carência económica que se verifiquem no seio da comunidade académica.

De acordo com a instituição, o plano é constituído por três vertentes – o Fundo Solidário, a Loja Solidária e o Banco de Solidariedade –, que, no seu conjunto surgem para prevenir e resolver problemas sociais, promovendo a equidade social, bem como o sucesso escolar mediante a diminuição do abandono por razões de cariz económico e social.

 

As três ferramentas do programa compreendem o acolhimento de donativos financeiros (constituição do Fundo Solidário), de bens usados ou novos, doados por particulares, empresas ou outras organizações (para a Loja Solidária) e tempo de colaboração em actividades de cariz social (Banco de Solidariedade).

 

Para os estudantes que cumpram as condições de elegibilidade e se encontrem em situação de vulnerabilidade económica e social – traduzida em incapacidade de custear, na sua totalidade, propinas, alojamento, alimentação e bens materiais essenciais à sua subsistência e desempenho académico – o Ser Solidário prevê a atribuição de apoios financeiros ou em bens essenciais.

 

A adesão ao programa, cujo processo deve ser formalizado nos Serviços de Ação Social, pressupõe a participação do aluno em actividades de cariz social, no Banco de Solidariedade. Os restantes membros da comunidade académica que vierem a ser sinalizados podem ser apoiados através de bens essenciais.

 

 

UBI/RCB 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados