RCB/TuneIn
Domingo, 18 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TORTOSENDO: ANTIGOS ALUNOS REGRESSARAM AO SEMIN√ĀRIO
Rádio Cova da Beira
Pelo oitavo ano consecutivo, mais de meia centena de antigos alunos do seminário do Verbo Divino, no Tortosendo, realizaram um encontro de confraternização. Uma oportunidade para recordar memórias dos tempos de juventude, reencontrar velhos amigos e dar animação a um edifício que no século passado chegou a ter várias centenas de alunos e que actualmente se encontra sem qualquer actividade.
Por Nuno Miguel em 02 de Nov de 2018

Ismael Reis, um dos responsáveis do núcleo do Tortosendo, faz um balanço muito positivo desta iniciativa, mas não esconde o lamento pelo facto de um edifício, que outrora transbordava vida, esteja hoje praticamente desabitado “eu recordo-me que quando aqui cheguei éramos 220 alunos e aqui ganhei amizades que permanecem até aos dias de hoje. É muito bom podermos sempre realizar este encontro no último sábado de Outubro, as pessoas já sabem, todos os anos temos tido uma maior adesão mas reconheço que é uma pena que esta casa hoje esteja quase sem actividade. Sabemos que as coisas mudam, temos que estar preparados para fazer face às mudanças mas é pena que esta casa não esteja a servir alguém porque isso é que é o importante da vida”.  

 

Já o presidente da associação nacional de antigos alunos do Verbo Divino, que engloba os quatro seminários daquela companhia missionária que foram construídos em Portugal, sublinha que a realização deste tipo de iniciativas é determinante para manter acesa a chama entre os antigos alunos da instituição. Eduardo Santos sublinha que quem passou por estes seminários ficou com uma marca positiva para toda a vida “é uma marca que nunca mais se esquece. Eu estudei sete anos no verbo divino e depois sai por entender que a minha vocação não era ser sacerdote ou missionário mas a minha vida sempre teve esta marca. Foi o verbo divino que nos permitiu estudar, de ser melhores cidadãos, melhores pais de família e melhores amigos. Tenho aqui amigos que conheci em 1958 quando ingressei no seminário e foi uma amizade que ficou para toda a vida”. 

 

De acordo com a associação nacional, mais de dois mil alunos passaram pelos seminários do Verbo Divino em Portugal mas apenas 600 são sócios desta organização. Dai que um dos objectivos passe por reforçar a acção dos núcleos locas por forma a conseguir angariar um maior número de associados.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados