Segundo Fernando Raposo, "o Instituto não pode ter mais cursos do que no ano lectivo anterior, assim este só vai começar a funcionar quando se libertar uma vaga", isto é, quando for extinto um curso de uma das escolas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O director da ESART espera que o novo curso se inicie "no próximo ano lectivo".
O curso de Artes Visuais e Digitais vem "encerrar a oferta formativa da escola ao nível das licenciaturas" já que se trata de um curso de "artes plásticas com a componente das novas tecnologias entendidas como forma de expressão artística". Segundo Fernando Raposo este novo curso visa dar formação inicial aos futuros professores de artes visuais do ensino secundário e futuros docentes de educação visual e tecnológica do segundo ciclo, "porque esta é a área de formação mais deficitária das artes visuais".
Artes visuais e digitais vem juntar-se às licenciaturas já existentes de Artes da Imagem, Design de moda e têxtil, Design de interiores e equipamentos e Música.