RCB/TuneIn
Domingo, 18 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PALIATIVOS: UMA EXPOSIÇÃO PARA INQUIETAR
Rádio Cova da Beira
A exposição de João Leonardo “…e, ainda uma valsa!” mostra uma selecção de fotografias, a preto e branco, sem rostos, de pequenos grandes gestos que fazem parte do dia a dia de uma unidade de cuidados paliativos.
Por Paula Brito em 01 de Nov de 2018
 

Uma realidade que o autor conheceu devido a doença de duas familiares. O tema despertou-lhe a atenção e João Leonardo avançou com um projecto de que fazem parte as fotografias, tiradas nas unidades de cuidados paliativos de Fundão e Tondela, e um livro.

“Quando estudava o tema apareceram-me os cuidados paliativos como sendo um ovo de colombo das soluções humanas de saúde que estão muito no recôndito da ignorância e de uma certa antítese com a própria classe médica, e isto é um desafio para a gente inquietar alguém e chatear quem deve.”

Inquietar para que os cuidados paliativos cheguem a todos “do ponto de vista político, financeiro e social e para que as pessoas se convençam que é uma forma de estar, no fim de vida, e de estar bem.”

O nome da exposição, surge num texto de uma enfermeira que escreve “depois de um banho morno, de uma festa, de uma mão, etc, uma valsa com a enfermeira no chão do quarto, e quando li isto surgiu como quase obrigatório.

“…e, ainda uma valsa!” pode ser apreciada na Moagem até ao próximo dia 11 de Novembro.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados