RCB/TuneIn
Sexta, 16 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TORTOSENDO INAUGURA MONUMENTO E DISTINGUE PERSONALIDADES
Rádio Cova da Beira
Uma homenagem que enaltece todos os tortosendenses. Foi desta forma que o presidente da junta de freguesia classificou a pe√ßa escult√≥rica, da autoria de Artur Aleixo, que foi inaugurada no √ļltimo s√°bado no √Ęmbito do programa das comemora√ß√Ķes dos 148 anos de eleva√ß√£o da Covilh√£ a cidade.
Por Nuno Miguel em 30 de Oct de 2018
Para David Silva a inauguração desta peça, que foi um dos projectos vencedores da segunda edição do orçamento participativo promovido pela câmara da Covilhã, tem um significado muito especial ”neste local onde o xisto se cruza com o granito ergue-se esta pedra bruta e ao olhar para ela vejo o suor de aprendizes operários que arduamente, ao longo dos anos, a souberam trabalhar e esculpir e fizeram o Tortosendo a grande vila que é. Espelha a imensidão da montanha da vida que os tortosendenses nunca negaram escalar. Os tortosendenses foram e são um povo trabalhador. Uma montanha que tem no topo o homem e a mulher que ainda hoje não esquecem o barulho do tear quando aquela roda fazia com que a lançadeira, passagem após passagem, tecesse os mais belos produtos de lanifícios”. 
Na sua intervenção o presidente da autarquia tortosendense não perdeu a oportunidade para relembrar a importância de concretização de alguns projectos estruturais para vila, como é o caso da construção do novo quartel da GNR. Na resposta, Vítor Pereira refere que o município tem vindo a equilibrar a sua situação financeira mas não vai desperdiçar nenhuma oportunidade de investimento que surja através de fundos comunitários. O autarca covilhanense não perdeu ainda a oportunidade para responder às críticas feitas por diversas forças políticas em relação à situação de imobilismo que, alegadamente, o concelho está a viver “por mais que as pitonisas do antigo regime continuem a escrever e a propalar que estamos a perder força e centralidade, eu só posso afirmar-vos que só se atiram pedras às árvores que dão fruto. Com isto respondo a todos aqueles que dizem mal da sua terra, da Covilhã, e dizem-no para combater politicamente quem destine politicamente os destinos da Covilhã. Esse é o prior serviço que podem prestar ao concelho e às suas gentes”.  
Para além da inauguração deste monumento, a cerimónia ficou ainda marcada pela distinção de duas personalidades daquela vila, cujo nome ficou perpetuado na toponímia do Tortosendo. Ligado ao Unidos do Tortosendo, José Ribeiro foi uma das personalidades distinguidas tendo o seu filho recordado o legado deixado pelo pai “foi um defensor acérrimo da liberdade e da valorização do homem. Dedicou grande parte das suas energias a lutar pela liberdade de pensamento contra o regime salazarista, fazendo uso de armas poderosas como a cultura e o conhecimento. Escolheu o Unidos do Tortosendo como principal espaço de acção e em todos os que com ele privaram deixou uma marca indelével; o humanismo. Foi um homem modesto que nunca ambicionou qualquer liderança nem cargos políticos. A sua satisfação media-se pelos resultados da sua acção no campo social”.  
Também homenageado foi João Carlos Quelhas Calado, o primeiro presidente de junta de freguesia eleito depois do 25 de Abril e que durante décadas esteve ligado ao movimento associativo e político da vila. Marta Calado, a sua filha, admite que “não é fácil falar do meu pai e enaltecer a sua memória. Temos de reconhecer o seu papel enquanto homem político, interveniente na vida democrática, associativa e cultural da nossa comunidade. A vasta cultura que adquiriu ao longo do tempo permitiu-lhe traçar um percurso baseado na sinceridade, na rectidão, na coragem e no respeito pela pessoa humana”.    
Uma cerimónia que ficou ainda marcado pelo anúncio do presidente da junta do Tortosendo de que as antigas instalações da sede da autarquia vão ser cedidas à associação “Cordas” para ali ser criado um centro de neurodesenvolvimento para crianças com portadoras de deficiência. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados